Número de focos do mosquito da dengue segue estável em Tubarão
Foto: Divulgação

O Núcleo de Combate a Endemias do COEMS (Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde) atualizou, nesta quarta-feira (23), os dados sobre a dengue em Tubarão. O número de focos do mosquito Aedes aegypti teve leve aumento, passando de 768 para 770, o que representa estabilidade.

O bairro Oficinas segue liderando com o maior número de focos registrados no ano, somando 211. Em seguida aparecem o Centro (116), Santo Antônio de Pádua (72) e Humaitá (39). Já os bairros com menos registros incluem Praia Redonda, Guarda Margem Esquerda, São Bernardo e Passagem, com apenas um foco cada.

No total, foram feitas 158 notificações da doença em 2025. Destas, 13 casos foram confirmados — 12 autóctones (transmitidos na cidade) e um alóctone (transmitido fora). Há ainda quatro casos suspeitos aguardando exames, e 141 já foram descartados.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da colaboração da população no combate ao mosquito, eliminando criadouros e adotando medidas preventivas. Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.