Academia Tubaronense de Letras completa 23 anos de fundação
Foto: Prefeitura de Tubarão

Nesta terça-feira (29), a Academia Tubaronense de Letras (Acatul) está comemorando 23 anos de fundação. Um evento será realizado às 19h30 no museu Willy Zumblick, com o lançamento da coletânea “Olhares em Versos e Prosa”.

Conforme a presidente Marilene Lapolli, “desde a sua fundação a Acatul vem colocando como prioridade integrar-se à comunidade tubaronense e regional no que se refere à cultura e à arte, em suas múltiplas faces”. Marilene destaca o empenho dos escritores membros em buscar espaços de parcerias junto às instituições educacionais e de naturezas diversas, com ênfase para as escolas.

A Acatul desenvolve atualmente inúmeras atividades literárias na cidade e na região. Algumas de suas iniciativas são o chá com poesia, cafés e saraus literários, participação em feira de livros, concursos literários e contação de história com seus escritores de literatura infantil nas escolas do primeiro ciclo do ensino fundamental.

Além destas atividades durante o primeiro semestre de 2023, foram realizados dois projetos literários com alunos do nono ano da EMEB Santo André e EMEB Dom Anselmo Pietrulla, em Capivari de Baixo: “Ler para Melhor Escrever-Conhecendo a Literatura através dos Escritores Regionais”, com o tema “O Amor gera respeito e Inclusão” e “Acolhendo o Imigrante com a Literatura Brasileira”.

Sobre a Acatul

Sua fundação foi em 19 de agosto de 2000, a academia tubaronense de letras é uma sociedade cultural civil, sem fins lucrativos e entidade literária máxima de Tubarão. Sua fundação se deu pela iniciativa de um grupo de 19 escritores de Tubarão, para divulgar a produção literária através de textos em versos e prosa.

Dos fundadores, sete já são falecidos: Amadio Vitoretti (cadeira 16), Alberto Cargninn (cadeira 19), Geraldo de Souza Brasil (cadeira 12), Camila de Patta (cadeira 15), Myrian Maier Nunes (cadeira 8), José Ribamar Libâneo da Silva (cadeira 11) e Edgar Nunes cadeira (cadeira 5), além de Lédio Rosa de Andrade, que não foi fundador, mas ocupou a cadeira de número 21.

A sede da Acatul está situada atualmente na Casa da Cidade, no Centro. A instituição possui 30 cadeiras, sendo que três estão vagas no momento. Neste ano, seis membros por sua rica contribuição ao longo dos anos, passaram a fazer parte da galeria dos eméritos: Lindomar Tounier, Raimundo Guizzoni, Lourença Dalácio Cargninn, Pedro Antônio Corrêa, Amaline Mussi e Maria Felomena Espíndola.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC