A partir desta segunda-feira (7), começa em todo o país a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A iniciativa do Ministério da Saúde tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários até o fim da campanha, que será dividida em dois momentos. O imunizante é gratuito e está disponível nas unidades de saúde. A vacinação é essencial para reduzir casos graves e mortes causadas pelo vírus influenza, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.
Grupos prioritários já podem se vacinar
Podem receber a dose da vacina crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores, povos indígenas e pessoas em situação de rua. Também estão incluídos profissionais das forças de segurança, das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e do setor portuário, além de detentos e funcionários do sistema prisional.
Vacina protege contra três tipos de vírus
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina ofertada na rede pública protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e B. A previsão é distribuir 73,6 milhões de doses neste ano. Desse total, 67,6 milhões serão aplicadas no primeiro semestre nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. A Região Norte terá uma etapa exclusiva da campanha em setembro, quando há maior circulação viral na região, devido ao chamado “inverno amazônico”.
Segurança, eficácia e aplicação conjunta
A vacina contra a gripe é considerada segura e eficaz, com potencial para prevenir entre 60% e 70% dos casos graves e mortes relacionadas ao vírus influenza. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do calendário nacional. No entanto, não é indicada para crianças menores de seis meses nem para pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores.
Tubarão
Em Tubarão, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além da Policlínica Central, que terá horário estendido das 7h30 às 19h, com distribuição de senhas até as 18h30. A vacinação é destinada a grupos prioritários e tem o objetivo de proteger a população contra complicações da gripe.
A população pode receber a vacina em diversas unidades espalhadas pela cidade. Confira a divisão de atendimentos:
Salas de vacina para crianças e adultos:
Becker, Bom Pastor, Congonhas, Fábio Silva, Humaitá, Km 60, Mato Alto, Monte Castelo, Oficinas 2, Passagem, Revoredo, São João, Santo Antônio, São Cristóvão, Vila Esperança, Dehon e Policlínica Central.
Vacinação apenas para adultos:
Morrotes, Oficinas I, CAIC, Centro/Vila Moema, Guarda, Km 63, Recife, São Clemente, Caruru, Campestre, São Martinho I, São Luiz, Sertão dos Corrêas e São Martinho II.
Para as crianças, é preciso apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identificação. Para os adultos, é necessário um documento com foto e comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.
Alerta para baixa cobertura vacinal em 2024
Em 2024, a cobertura vacinal ficou abaixo do esperado: apenas 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões. Diante disso, o Ministério da Saúde faz um apelo à população para que compareça aos postos de saúde. A pasta reforça que vacinar-se é um ato de proteção pessoal e coletiva. A influenza, assim como a covid-19, ainda representa uma ameaça significativa à saúde pública, especialmente entre os não vacinados.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
