Operação Carreta Pirata, que investiga furto de caminhões, cumpre mandados em Tubarão e Sangão
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nesta terça-feira (14), a Polícia Civil de Capivari de Baixo deu continuidade à operação Carreta Pirata, que investiga o furto de caminhões em diversos municípios catarinenses. Durante a segunda fase da operação, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Tubarão, Sangão, Itajaí e até em Guarapuava, no Paraná. Além disso, cinco mandados de prisão foram expedidos pela Comarca de Capivari de Baixo, resultando na prisão de mais quatro suspeitos.

A investigação teve início após o furto de um semirreboque avaliado em R$ 130 mil, ocorrido em novembro de 2023. O caminhão foi roubado de um pátio de uma empresa em Capivari de Baixo, quando dois criminosos arrombaram o portão do estabelecimento. A Polícia Civil da cidade imediatamente iniciou as investigações, levando à prisão de um dos envolvidos na primeira fase da operação, em fevereiro de 2024.

Durante o aprofundamento das investigações, a polícia descobriu que os furtos eram parte de uma associação criminosa especializada em roubo de caminhões, com atuação no Sul de Santa Catarina. O setor de investigação criminal conseguiu identificar quatro pessoas associadas ao esquema, sendo que cada membro tinha uma função específica dentro da organização. Os veículos furtados eram transportados para o Paraguai, onde eram comercializados. Além disso, foi identificado o receptador, um paraguaio residente em Itajaí, que atuava como comprador dos caminhões roubados.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.