Angela Amin debate preparação para os novos tempos tecnológicos e defende inclusão digital
Foto: Reprodução UNITV

Durante evento que discutiu a digitalização na educação e os marcos regulatórios brasileiros, a deputada federal Ângela Amin (Progressistas) defendeu a atualização da legislação federal e a preparação das pessoas para os novos tempos de tecnologia. Para a deputada, a inclusão digital somente será possível e viável por meio da educação. O evento A Inevitável Digitalização da Educação e os Marcos Regulatórios Brasileiros foi realizado pela Fundação Unisul, na última sexta-feira (5), com transmissão da UNITV. Os palestrantes foram o Dr. Neri dos Santos e a deputada federal Angela Amin, doutora em Engenharia do Conhecimento.

Durante o debate, a deputada falou sobre as barreiras que precisam ser derrubadas com a educação digital e como as novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes. “A inteligência artificial, por exemplo, a gente acha que é uma coisa que está muito distante, mas ao abrir o nosso celular, utilizamos o reconhecimento facial e isso é inteligência artificial. Ela já está no dia a dia das pessoas e precisamos fazer com que o cidadão evolua”, destaca.

Para que a educação digital seja cada vez mais acessível, a deputada federal defende que seja promovida, como política de Estado, a formação e a capacitação de professores, pois a pedagogia mediada pela tecnologia é algo completamente diferente, e somente assim os jovens poderão ser incluídos neste novo cenário global.

Educação 4.0 ou 5.0

O termo Educação 4.0, que fala sobre a incorporação do mundo físico ao digital por meio da evolução dos recursos tecnológicos, também foi tema da fala de Angela durante o evento.

Segundo ela, essa é a educação produtora de inovação continuada, onde o estudante passará a viver a experiência da aprendizagem por meio de projetos hands-on colaborativos, nos quais os professores e colegas atuam juntos. “Não há mais espaço para a presença de um professor tradicional na sala de aula. O processo é de construção conjunta do conhecimento. Os jovens estão ávidos pela oportunidade de contribuir efetivamente neste novo cenário”, ensina.

Na Educação 4.0 ou 5.0, os recursos disponíveis passam a ser usados de maneira criativa, com novas estratégias baseadas nas metodologias ativas de aprendizagem para as atividades em sala de aula.

“Esse é um bom exemplo de que é possível fazer e automaticamente ter um resultado. É uma mudança de cultura, um pensamento voltado à área da tecnologia. A aprendizagem através de projetos ou de competências é importante para provocar o aluno na busca pela solução” afirma a deputada.

Inclusão Digital

Também abordada durante o debate, a inclusão digital tem o objetivo de garantir que toda a população brasileira tenha igual acesso às tecnologias digitais, para obter informações e se comunicar com outras pessoas.

Junto a isso, está a educação digital escolar, que visa garantir a educação digital da população mais jovem, estimulando e reforçando o letramento digital e as competências digitais em todos os níveis de escolaridade e como parte da aprendizagem ao longo da vida.

“A educação digital é sem dúvida a garantia da inclusão social diante de uma formação diferenciada, e de fazer com que nós tenhamos, através do conhecimento, a possibilidade real de incluir esse cidadão na sociedade”, explica Angela.

Participação no ‘60 minutos’

Para dar segmento aos assuntos tratados durante o debate, a deputada federal Angela Amin é a convidada desta terça-feira (9), do programa 60 minutos, da UNITV, apresentado pelo jornalista e professor Ildo Silva da Silva.

Entre os temas abordados durante a conversa, está a internet 5G e o que muda na educação a partir do lançamento da tecnologia, que promete uma velocidade entre 20 e 100 vezes superior ao da tecnologia 4G.

A deputada federal fala ainda sobre o PL 4513/2020, de sua autoria, que institui a Política Nacional de Educação Digital. No Projeto de Lei, a política terá eixos como: inclusão digital, educação digital, qualificação digital, especialização digital e pesquisa digital.

O programa ‘60 minutos’ vai ao ar nesta terça-feira, a partir das 21h na UNITV, e pode ser acompanhado através das redes sociais da emissora.

Angela Amin tem graduação em Matemática pela UFSC, e mestrado e doutorado em Engenharia do Conhecimento. Se destacou por sua atuação na presidência da Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense (Ladesc), e pela frente no projeto Pró-Criança. Foi vereadora de Florianópolis (1989-1990), duas vezes prefeita da Capital (1997-2004), e três vezes eleita deputada federal por Santa Catarina. Atuou na comissão especial do Congresso que acompanhou a implantação do Modelo 5G no Brasil.