Novos secretários de Saúde e Educação são empossados em Capivari de Baixo
Foto: Divulgação PMCP

Os novos secretários de Saúde, Everson Barbosa Martins, e da Educação, Marinélia Fernandes, tomaram posse nesta segunda-feira (7), em Capivari de Baixo. Os nomes foram anunciados nas últimas semanas para integrar primeiro escalão do executivo municipal.

Everson já foi gerente da Regional de Saúde em Tubarão, assessor parlamentar e estava a frente da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) da Cidade Azul. Ele assume a pasta com foco na modernidade do sistema ofertado ao público, além do prosseguimento à série de projetos da área, considerada carro-chefe da gestão.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) é complexo e precisa de uma equipe qualificada. Já montamos este grupo e queremos mostrar o resultado em médio e longo prazo. Neste primeiro momento, estamos juntando informações e planejando as ações. Temos um grande desafio, que é colocar o Pronto Atendimento (PA) em funcionamento 24 horas”, projeta Everson.

Marinélia Teresinha Bonelli Fernandes é professora e ex-diretora de ensino do município. Uma de suas propostas é transformar as cinco escolas municipais e nove Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede em pólos digitais, com internet disponível em todas as salas de aula e possibilidade de acesso às comunidades adjacentes.

“O desafio agora será o de aproximar ainda mais a Secretaria de Educação daqueles que são os usuários finais dos serviços, que são os alunos, pais e comunidade em geral. Por isso, faremos o que estiver ao nosso alcance para que as escolas sejam melhores servidas”, aponta Marinélia.

O ato foi acompanhado pelo prefeito Vicente Corrêa Costa (PSL), pela vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin (PP) e por vereadores do município. “Agradeço muito pelo convite aceito dos novos integrantes do time. Nosso grupo trabalha em conjunto. Só crescemos porque planejamos muito e operamos de maneira direta”, reconhece Vicente.

Ele ainda destacou e agradeceu o trabalho das ex-secretárias das pastas de Saúde e Educação, Andréa Paes e Lenir Willemann, respectivamente.