Laguna 2030 discute projetos a serem desenvolvidos entre poder público e iniciativa privada
Foto: Reprodução UNITV

Estratégia, união e muito planejamento. O programa Laguna 2030, realizado pela Prefeitura de Laguna, reuniu nesta segunda-feira (8), agentes do setor público e privado para debater ações para o desenvolvimento da cidade. O objetivo foi discutir estratégias e apresentar projetos de melhorias na infraestrutura e turismo, visando o avanço social e econômico da cidade. 

O evento começou com a palestra do Superintendente de Turismo de Florianópolis, Vini De Luca, no qual compartilhou algumas medidas que já foram aplicadas em outras cidades, como a Capital catarinense. “É essencial que todos os projetos da prefeitura estejam entrelaçados com o setor privado, especialmente no turismo para mais rapidez na execução dos projetos”, esclarece o superintendente e turismólogo. 

Durante o painel, a gestão municipal exaltou as principais potencialidades de Laguna, como as festas tradicionais, artesanato, rota gastronômica, ecoturismo, rota da Baleia Franca, pesca artesanal, história e outros pontos turísticos.

“Mais um trabalho que deu muito certo, que ajuda a organizar as ideias e objetivos a curto e a longo prazo, levantando todas as questões que impactam diretamente no desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade. Nós identificamos os nossos potenciais e tudo aquilo que precisamos fazer para transformar esse potencial em desenvolvimento”, afirma o prefeito de Laguna, Samir Ahmad. 

Conforme o governo municipal, alguns dos projetos para até 2030 são: criação de uma nova rodoviária; construção da sede do paço municipal e de um espaço para grandes eventos; melhoria do Hospital de Laguna; educação inclusiva através da escola bilíngue; construção de 30 km de ciclovias; pavimentação da rodovia Ageu Medeiros e da estrada LG-050 (acesso a Ponta da Barra); Ponte do Pontal; requalificação viária da Avenida Colombo Machado Salles, acesso via Norte da Praia do Sol; Parque da Pedra do Frade; dragagem do Rio Parobé, revitalização do sambódromo e deck na orla da Lagoa.

Ainda durante o encontro, o Secretário estadual da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, ressaltou o compromisso do governo estadual para a realização de todas as obras municipais, principalmente da ponte da Ponte da Barra. “Laguna e Santa Catarina nunca estiveram com tantos recursos e investimentos para a realização de obras”. 

O encerramento das sequências de palestras foi com o ex-secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Hélio Dagnoni, que trouxe ao evento as colaborações que as entidades privadas podem contribuir para o fomento do desenvolvimento turístico no município. “Laguna tem muitos potenciais e com diversos atrativos turísticos que merecem ser trabalhados através de parcerias com o setor público privado, como mais ações de rotas históricas, valorização do Camarão Laguna e preservação de rotas cênicas”, concluiu.