O Colégio Dehon, em Tubarão, inaugurou na manhã desta quinta-feira (19) uma Sala Tech. Com diversas ferramentas tecnológicas, o espaço é um ambiente inovador que vai auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Os equipamentos e materiais serão disponibilizados a todos os alunos da unidade de ensino, infantil ao pré-vestibular.
De acordo com o diretor do Colégio Dehon, José Antônio Mattiola, o local foi pensando para dinamizar as atividades pedagógicas. “Tem como propósito trazer metodologias e espaço diferenciados de aprendizagem para que os alunos possam desenvolver as suas habilidades e competências”, diz.
Na Sala Tech, estarão à disposição dos alunos duas TVs Touch Screen, que funcionam como um quadro digital. Há ainda 40 computadores do tipo chromebook, óculos de realidade virtual, impressora 3D e internet de alta velocidade.
“Essa sala é uma espécie de antecipação do futuro. Nós estamos construindo metodologias que precisam de espaços diferenciados para gerar aprendizagem. Não dá mais para pensar em um modelo de sala de aula em que o professor está ali entre o aluno e o quadro. Nós queremos aqui que o aluno seja protagonista da aprendizagem. Por isso, essa sala é um sinal do que serão as salas do futuro”, ressalta Matiola.
Esse é mais um grande investimento do Colégio Dehon e da Fundação Unisul, mantenedora da unidade escolar, que visa possibilitar aos estudantes maior interatividade dentro da sala de aula. A instituição de ensino também já adotou a plataforma Google for Education no processo educativo dos seus estudantes.
“Nós vivemos em uma ambiência de novas tecnologias que, eu diria, é da era virtual. O processo de ensino e aprendizagem tem que levar para a sala de aula essa ambiência. Então, o aluno já vem com a sua identidade formada, do ponto de manuseio das novas tecnologias, e o processo de ensino tem que acompanhar isso”, destaca Sebastião Salésio Herdt, presidente da Fundação Unisul.