Colégio Dehon inova e adota ferramentas do Google for Education
Foto: Divulgação

Atento às inovações tecnológicas que possam contribuir com resultados positivos no ensino e aprendizagem, o Colégio Dehon vai adotar a plataforma Google for Education no processo educativo dos seus estudantes. O sistema oferece um pacote de ferramentas online e soluções colaborativas para professores e alunos que incrementam a formação.

O projeto está sendo implementado por meio de uma parceria entre a Fundação Unisul, mantenedora do Colégio Dehon, e a empresa Reeducation, consultoria de tecnologia educacional e uma das principais parceiras do Google for Education na América Latina. O acordo foi formalizado na última sexta-feira (11) durante encontro que reuniu representantes das instituições envolvidas.  

A iniciativa também prevê a criação de uma SalaTec no Colégio Dehon, que será focada no uso das tecnologias para acelerar a aprendizagem. A proposta tem o objetivo de se tornar uma referência em toda a região Sul, aliando inovação ao processo de ensino.

Segundo o professor José Antônio Matiolla, diretor do Colégio Dehon, a adoção da plataforma vai trazer todo o arcabouço de conteúdos e aplicativos do Google para atender uma geração muito acostumada com a tecnologia. “Vamos poder desenvolver habilidades e competências que serão úteis na sua formação do futuro. O uso dessas tecnologias dará a esses alunos a oportunidade de, no contato com os seus professores, vislumbrar uma forma nova de aprender. Eles serão os gestores da sua aprendizagem. E nada mais correto do que nesse momento colocar a tecnologia a disposição”, explica.

O presidente da Fundação Unisul, Sebastião Salésio Herdt, ressalta que a instituição priorizou uma plataforma que proporcione o crescimento dos alunos. “Nós buscamos no Google for Education uma ferramenta que pudesse exercer um papel de integração do estudante. Porque eu acho que a colaboração do estudante entre si, com a orientação do nosso professor, vai potencializar a aprendizagem do aluno. E é isso que nós queremos”, frisa.

O trabalho de implementação e preparação para o uso da plataforma está sendo executado pela Reeducation, parceira estratégica do Google para Educação. Neste primeiro momento será realizado o aporte da tecnologia, que inclui criar todas as contas Google para alunos e professores, fazer as salas virtuais, entre outros. Depois, haverá todo um processo de preparação dos professores.

“A gente entende que a tecnologia viabiliza transformar o aluno em protagonista do aprendizado. Só que esse protagonismo precisa de um apoio, de um tutor, de alguém que facilite esse processo de aprendizagem. Essa pessoa é o professor. Então nós vamos atuar com a preparação dos professores para conhecer a tecnologia, mas, mais do que tudo, saber como usar isso com propósito educacional”, explica Michel Godoi, CEO da Reeducation.

Foto: Reprodução UNITV

“Nós queremos uma tecnologia autotransformadora. Que ao mesmo tempo o professor seja aquele que utiliza, mas também vai contribuir com estratégias e metodologias para melhorar e maximizar a aprendizagem do nosso aluno. O foco é o aluno. O aluno precisa aprender. A tecnologia estará a serviço da aprendizagem. E o papel principal é do professor”, acrescenta Matiolla.

A transformação, no entanto, não ficará restrita ao colégio. O objetivo é romper barreiras e desmitificar a ideia de que a sala de aula é o único local da aprendizagem. Desta forma, com as tecnologias a disposição, as ferramentas envolvem os alunos a qualquer hora e lugar e por meio de qualquer dispositivo móvel.

“Nós vamos falar em ambientes de aprendizagem. A gente brinca muito que as coisas estão na nuvem. Tudo vai pra nuvem, tudo vai aparecer para o aluno de uma forma inovadora, de uma forma que ele também possa se integrar com o seu processo. Ele deixa de ser passivo no seu processo de aprendizagem e passa a ser ativo”, pontua Matiolla.

Para Valter Alves Schmitz Neto, vice-presidente da Fundação Unisul, o programa vai fazer com que a instituição esteja a frente do seu tempo. “Nós temos é a consolidação de uma metodologia do processo de ensino e aprendizagem que vai ajudar a transformar a vida das crianças, que vai posicionar essas crianças de uma forma melhor no mercado futuro que elas vão estar inseridas. Não só como profissionais, mas como cidadãs do mundo. E estar inserida em uma plataforma como a Google for Education certamente é um passo muito importante para inserir as crianças nesse novo contexto globalizado”, finaliza.