A estudante Isabela Machado Mayer, de 17 anos, foi uma das vencedoras do Prêmio Olavo Bilac, um concurso nacional de redação promovido pelos Ministérios da Educação e da Defesa. A jovem é aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Henrique Fontes, em Tubarão.
Dedicado aos estudos, Isabela é apaixonada pela leitura e a escrita. Para ela, o resultado do concurso foi uma surpresa. “Eu sempre escrevi histórias e ser reconhecido por algo que você gosta de fazer é muito gratificante”, ressalta.
O concurso é voltado para os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas cívico-militares do país. As provas foram realizadas em julho e o resultado saiu no início de agosto. Os participantes tinham que desenvolver uma redação sobre Defesa Nacional e Educação. Isabela decidiu focar em temas como a falta de respeito com professores e a indisciplina, assuntos que incomodam a estudante.
“O tema da redação era sobre como o modelo cívico-militar podia ajudar na construção de uma sociedade justa e solidária. Então eu quis trazer o que esse modelo pode trazer de bom para o Henrique Fontes e para qualquer escola em que ele seja aplicado, como o nacionalismo, o respeito ao hino e à bandeira”, conta Isabela.
Os ganhadores são divididos por regiões e Isabela venceu representando o Sul do país. Em setembro, ela vai participar da cerimônia de premiação na sede do Ministério da Defesa, em Brasília. Além de todo o reconhecimento, os estudantes vencedores vão receber um prêmio de R$ 3 mil cada um.
Quase formada no ensino médico e com o desejo de futuramente cursar Medicina, a jovem trouxe pra casa, além do prêmio do concurso, a sensação de dever cumprido. “É muito bom orgulhar tanto os teus pais quanto ter o orgulho de si mesmo e trazer esse orgulho pra cidade também”, comemora Isabela.