UTI do Hospital São Camilo será mantida depois da pandemia
Foto: Israel Costa / Divulgação PMI

Os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo, em Imbituba, serão mantidos mesmo depois do fim da pandemia. A intenção da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é ter, no município, uma UTI geral que possa atender a região. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior (PSB).

“Essa é uma ótima notícia para o município e para a região, já que temos o parecer favorável da Secretaria Estadual de Saúde para que a UTI permaneça ativa. Esse sempre foi um objetivo nosso, uma luta de muito tempo”, disse.

O Hospital São Camilo tem atualmente 10 leitos de UTI Covid-19 que foram abertos em setembro do ano passado para atender a alta demando por internações intensivas causada pela pandemia do novo coronavírus.

Para colocar a unidade em funcionamento, a prefeitura de Imbituba investiu, no início do projeto, R$ 713 mil na compra de equipamentos, além da reforma de toda a área onde estão os leitos. Já o governo do estado entrou com pouco mais de R$ 1,2 milhão, para a compra de 10 monitores e 10 ventiladores pulmonares.

“Para o hospital e para o município de Imbituba é um ganho na área da saúde, por que com a permanência da UTI vai melhorar a oferta de serviços, trazendo novos profissionais para trabalhar no hospital, oferecendo à população, de um modo geral, serviços de média e alta complexidade”, ressaltou a diretora do Hospital São Camilo, Luciene Meurer.