O Colégio Dehon vem investindo cada vez mais em inovações tecnológicas que possam agregar no processo de ensino e aprendizagem da instituição. O objetivo é oferecer ferramentas aos estudantes e professores que auxiliem nas atividades pedagógicas e, consequentemente, desenvolvam as habilidades e competências de cada um.
Nesse processo, a unidade de ensino adotou a plataforma Google for Education no método educativo de seus alunos em fevereiro. Recentemente, também inaugurou a Sala Tech, um ambiente inovador com equipamentos e materiais tecnológicos a disposição de todos os estudantes, do infantil ao pré-vestibular.
Para que todas essas tecnologias sejam usufruídas da melhor forma possível, os professores do Colégio Dehon estão passando por uma capacitação. A ideia é entender todas as ferramentas disponíveis e como elas podem ser adotadas no planejamento das aulas.
“Eu acredito que nós conseguimos com esse curso confirmar ainda mais o nosso compromisso de uma educação de qualidade. Os professores vão realmente planejar e preparar aulas diferenciadas. As aulas de realidade virtual, realidade aumentada, que vão fazer a diferença na aprendizagem dos nossos alunos”, destaca Geruza Goulart de Souza, diretora adjunta do Colégio Dehon.
A capacitação é conduzida pelo analista pedagógico Marco Rossellini. Segundo ele, a atividade faz parte do processo de transformação digital que o Colégio Dehon está vivenciando.
“Nós viemos aqui dar sequência no nosso processo de formação continuada. Nós fizemos algumas ações de maneira remota e hoje viemos aqui presencialmente para continuar apoiando os professores e os funcionários na adoção desses aplicativos, desses recursos Google, para que eles possam ser utilizados de maneira bastante proveitosa, seja na área pedagógica, seja na área mais administrativa”, destaca Marco.
Na Sala Tech, estarão à disposição dos alunos duas TVs Touch Screen, que funcionam como um quadro digital. Há ainda 40 computadores do tipo chromebook, óculos de realidade virtual, impressora 3D e internet de alta velocidade. Trata-se de um conjunto de dispositivos que deixarão as aulas mais atrativas.
“A tecnologia está a serviço da educação e das metodologias de ensino. Então, o professor, a partir de todo o seu planejamento, terá novos recursos que dinamizam mais todo o processo de aprendizagem seja da criança ou do adolescente. As aulas passam a ser mais atrativas do que você só usar um quadro, o caderno ou o material didático. Você pode inovar trazendo outras experiências, técnicas e recursos que possam atender a demanda hoje do ensino”, ressalta Clesia Zapelini, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Dehon.