SENAI e SESI formam novos técnicos e concluintes da EJA Ensino Médio em Braço do Norte

O SESI e SENAI promoveram nesta sexta-feira, 13/12 a formatura dos estudantes que concluíram o Ensino Médio e também o curso técnico, em Braço do Norte. A maioria são profissionais que já atuam no mercado de trabalho. Ao todo são 24 do Ensino Médio que fizeram a Educação de Jovens e Adultos, 14 Técnicos em Segurança do Trabalho e 24 Técnicos em Eletrotécnica.

A solenidade de formatura reuniu além dos alunos, familiares e professores, também parceiros que ajudaram a viabilizar os cursos, como as empresas Copobras e Granja Pinheiros, e ainda a Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte, Cerbranorte, que doou bolsas de estudos de 50% e 100% para associados que tinham interesse em fazer o curso de Eletrotécnico. “Para nossa alegria hoje temos 24 formados após dois anos de curso e enquanto cooperativa é o nosso papel de promover a educação, a formação para os associados e seus filhos. É uma honra termos essa oportunidade, que é muito importante”, comenta o presidente da Cerbranorte, Mayco Luiz Niehues.

Para Regina Walter Freitas, Coordenadora de Educação Básica e Profissional do SENAI regional Litoral Sul, o momento da formatura é a realização do sonho de muitos profissionais, que por tantos motivos foram obrigados a parar os estudos, e que hoje podem celebrar a sua formatura. Sonhos como o das alunas Luciane de Oliveira e Salete Pickler, que há três anos retomaram os estudos e ontem celebraram a conclusão do Ensino Médio. “Eu sempre quis terminar, só tinha a quarta série, e hoje aos 47 anos estou formada, após três anos estudando”, comemora ela que agora já pensa em seguir para um novo curso técnico ou superior. Ao lado da colega, trabalham na Granja Pinheiros, em Braço do Norte, empresa parceira do SESI no projeto de Educação de Jovens e Adultos. Ao todo foram 13 turmas da EJA em Tubarão, Braço do Norte, Sangão e São Ludgero. “Nós tivemos ao todo mais de 700 vidas impactadas com a educação de jovens e adultos, oportunizando aqueles que por algum motivo necessitaram abandonar a educação regular, mas buscaram essa oportunidade para concluir seus estudos através da EJA do SESI. Bem como indústrias da região que também são parceiras e ganham com essa qualificação dos seus profissionais”, salienta a Supervisora de Educação de Jovens e Adultos do SESI da refional Litoral Sul, Charlane Andreza Américo.

Estiveram presentes na entrega dos diplomas ainda a professora Márcia Nazário, representado a prefeitura de Braço do Norte, o presidente da Cerbranorte, Mayco Luiz Niehues, e as representantes das empresas parceiras, Kariny Agostinho Weber, da Copobras, e Luana Michels de Oliveira, da Granja Pinheiros.

O SESI e SENAI contam com um corpo docente altamente qualificado e treinado para essa abordagem com o público que frequenta os cursos, trabalhando metodologias interativas e ativas, fazendo com que o estudante mantenha o interesse pelo curso e desta forma reduzindo os índices de evasão.