Nova geração do surf se consagra campeã em Laguna
Foto: Divulgação PML

Os melhores surfistas amadores do país de até 18 anos estiveram em Laguna neste fim de semana para mais uma disputa do Circuito Surf Talentos Oceano 2021.

Ondas com boa formação quebraram no Molhes da Barra durante os dois dias de evento, que repetiu o sucesso da etapa de abertura do circuito, realizada no último mês de setembro na praia do Campeche, em Florianópolis. A competição vale pontos para os rankings FECASURF Amador e Surf Talentos Oceano desta temporada.  

“Estávamos com saudade de realizar um evento em Laguna, cidade que tem tradição na história do surf catarinense e brasileiro, e que já recebeu grandes campeonatos profissionais e amadores. Gostaria de agradecer mais uma vez a Oceano Surf Wear, Mini Kalzone e Silverbay que são nossos parceiros. Também para a Prefeitura Municipal de Laguna pela confiança e o suporte que nos deu para realizar essa etapa” declarou Fred Leite, “manager” da Swell Eventos, organizadora do circuito.

Para a prefeitura, receber uma etapa do Circuito Surf Talentos Oceano foi uma grande oportunidade de mostrar as belezas da cidade para todo Brasil. “Gostaria de agradecer aos organizadores e a Associação de Surf de Laguna (ASL) por esse grande evento, que além de ajudar a projetar ainda mais o nome da cidade e nosso potencial com o surf, foi uma aula de ambientalismo e convivência entre o ecossistema e o ser humano” declarou Samir Ahmad, prefeito de Laguna.

Campeões do Surf Talentos Oceano – etapa Laguna

Assim como na abertura do circuito 2021 realizada no Campeche, cinco categorias conheceram seus campeões no sábado, primeiro dia de competição. Com exceção da Misto Sub-08, os vencedores das demais categorias ganharam uma prancha sob medida da LoneLines Surfboards, além de troféus e kits de premiações.

Começando com o catarinense Luiz Mendes, que repetiu o resultado da etapa anterior, e conquistou o título da Masculino Sub-18, voltando a vencer na temporada.

A ubatubense Naire Marques (SP) veio para Santa Catarina para disputar a etapa do QS em Florianópolis, e aproveitou para competir e vencer a Feminino Sub-18, em um treino de luxo realizado em Laguna.

O paranaense Anuar Chiah foi o destaque da prova, e venceu a categoria Sub-16 Masculina com grandes atuações. Anuar marcou 18,00 pontos em suas duas melhores ondas e cravou o maior somatório do evento, recebendo como premiação um rack para pranchas da Long Brother por estas performances.

Mais dois paranaenses fizeram a festa no sábado, com as vitórias de Gabriely Vasque na Feminino Sub-14 e Lukas Camargo na Masculino Sub-14.

Já no domingo foi a vez de conhecer os vencedores das quatro categorias restantes da prova. O pequeno catarinense de Navegantes, Gustavo Furtuoso comemorou o título da Misto Sub-08, categoria estreante no circuito deste ano.  

Na decisão da Masculino Sub-12, o paranaense Anuar Chiah dominou as ações e conquistou seu segundo título no fim de semana em Laguna. O catarinense Cauã Demski venceu mais uma na Misto Sub-10, com direito a uma nota 9,50, a maior do evento. Entre as meninas da Feminino Sub-12, o título ficou para a simpática peruana Catalina Zaraquiey.

Esta foi a segunda das três etapas programadas para o Mini Kalzone e Silverbay apresenta Circuito Surf Talentos Oceano 2021, que será finalizado em Balneário Camboriú, nos dias 11 e 12 de dezembro.