A passagem da 13ª edição do Transcatarina por Tubarão rendeu não apenas um expressivo impulso no turismo de aventura no município, mas também um grande impacto no setor econômico local. A estimativa da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação é de que o evento movimentou mais de R$ 300 mil no último fim de semana de outubro.
O 13º Transcatarina teve início no dia 26, em Fraiburgo. O percurso com a chegada em Tubarão foi inédito e, segundo os organizadores, o município foi escolhido pela grande rede de serviços disponíveis e pela localização privilegiada e de fácil acesso às serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro.
Ao todo 345 veículos, com três ocupantes em média, participaram do evento. Todo esse público no município gerou um impacto bastante positivo no setor hoteleiro, um dos que mais sofreu durante a pandemia da covid-19. A taxa de ocupação durante o evento chegou próxima dos 100%.
Além dos hotéis, outros setores do comércio registraram aumento no movimento, entre eles, estabelecimentos gastronômicos e postos de combustíveis. Foram utilizados, ainda, empresas locais para estruturação do evento com sonorização, iluminação, decoração e serviços de buffet.
“Um evento grandioso como esse, naturalmente causa um impacto positivo na economia da cidade, pois dezenas de empreendimentos ou estabelecimentos são beneficiados. Além do mais, a marca da cidade se consolida para receber outros eventos do mesmo porte”, destaca o secretário Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo.