Sete atletas de Tubarão estão no ranking mundial de Karatê
Foto: Associação Imapcto

Sete atletas da Associação Impacto de Karatê, de Tubarão, aparecem no ranking da Federação Mundial de Karatê (WFK). Os esportistas tubaronenses foram destaque, desde as competições a nível estadual até o nível internacional ao longo de 2022 e passaram a fazer parte das listas de suas respectivas categorias.

Confira a tabela dos atletas de Tubarão e suas posições:

  • 10° – Ana Luiza Santos – cadete Kumite (-67kg);
  • 16° – Giovani Felipin Salgado – Kumite Júnior (+84kg);
  • 17° – Anabel Silveira – cadete Kata;
  • 17° – Erick Florêncio – Kumite Júnior (-55kg);
  • 28° – Miguiel Silva – Kumite Júnior (-76kg);
  • 28° – Anabel Silveira – cadete Kumite (-54kg);
  • 35° – Caroline Tomaz – Kumite Júnior (-59kg);
  • 35° – Nícolas de Souza – Kumite sub-21 (-67kg).

Trajetórias vitoriosas

A tubaronense Ana Luiza Santos, de 15 anos, é o grande destaque da Cidade Azul. Após atualização no ranking mundial, a atleta aparece na 10ª colocação na categoria cadete Kumite (-47kg). Ana iniciou sua trajetória nos tatames aos oito anos de idade. O top 10 conquistado é fruto de muitos triunfos ao longo de 2022. Ela compôs a Seleção Catarinense de Karatê, sagrando-se tricampeã brasileira e recebendo o troféu de “Atleta Revelação” da federação.

Representando a Seleção Brasileira, a karateca foi vice-campeã do Campeonato Sul-Americano, disputado em Guayaquil (EQU), e também conquistou uma medalha de ouro no Pan-Americano, realizado na Cidade do México (MEX). Os sucessos no Pan concederam à Ana e outros atletas da Associação Impacto a oportunidade de representar o país no Mundial de Karatê, em Konya (TUR), em outubro de 2022. Nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina (Olesc), ela conquistou três medalhas, além de ser campeã na categoria Kata em equipe nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc).

Além de Ana Luiza, outros esportistas tubaronenses foram destaque, desde as competições a nível estadual até o nível internacional. Giovani Felipin Salgado é top 16 no ranking mundial na categoria Kumite (+84kg). Além da participação no Campeonato Brasileiro de Karatê, conquistou um ouro e um bronze no Jasc em sua categoria.

Erick Florêncio, que também competiu no nacional e mundial e conquistou medalhas em equipe nas competições estaduais, figura no top 17 na categoria Kumite Júnior (-55kg).

Atualmente, Miguiel Silva é outro karateca que ocupa posição importante entre os melhores do mundo, estando na posição 28 na categoria Kumite Júnior (-76kg).

Anabel Silveira, ou “Japinha do Karatê”, como é conhecida, figura entre as 28 melhores karatecas do mundo em duas categorias diferentes. No cadete Kata, Anabel é a 17ª colocada, e no cadete Kumite (-54kg), a 28ª do ranking mundial. Ela foi campeã no Kata em equipe no Jasc, e também no kata individual no Campeonato Brasileiro.

Outra jovem prodígio que atua nos tatames tubaronenses é a lutadora Caroline Tomaz, que figura na 35ª colocação do ranking, na categoria Kumite Júnior (-59kg).

Fechando a lista, Nícolas de Souza, que foi semifinalista no mundial de base da Turquia e conquistou medalhas de ouro individualmente e uma prata em equipe no Jasc, ocupa a 35ª colocação no ranking na categoria Kumite sub-21 (-67kg).

O karatê de Tubarão recebe apoio da prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes (FME), por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.