Após discussão e paralisação, obra de canal é concluída e águas escoam para o Rio Capivari
Foto: André Otto Krautz

A obra emergencial para a abertura de um canal que favorecesse o escoamento das águas acumuladas na área da Fazenda Tubarão, além das que descem de Gravatal, foi concluída no final da noite desta sexta-feira (7).

Com a medida, a água escoa neste momento por uma galeria sob a BR-101, em uma área pertencente à Diamante Energia, diretamente para o rio no trecho após a ponte. Assim, agora, ela segue para um ponto com vazão normal do Rio Capivari.

Na manhã deste sábado (7), o nível das inundações diminuía gradativamente. Segundo Gustavo Gimi Santos Claudino, gerente regional da Epagri em Tubarão, que possui pontos de monitoramento naquela área, já se percebe uma redução das águas.

“Nós montamos pontos de avalição lá no entorno. Nós estamos percebendo um leve declínio. Ontem [sexta] estabilizou o avanço das águas era 16h. Das 16h às 17h, se subiu foi muito pouco e a gente nem conseguiu medir. O que a gente percebe hoje, nesse horário, é uma diminuição em torno de 7 centímetros em algumas partes. Vai ser um declínio lento. Tomara que a vazante aumente e comece a declinar com mais intensidade”, informou Gustavo no início desta manhã.

No final da manhã desta sexta, o Rio Capivari chegou a transbordar, causando inundações nos bairros São Martinho e Vila Esperança. A rodovia Ivane Fretta Moreira foi interditada por causa do alagamento naquela região.

Confusão e paralisação

O anúncio da abertura de uma vala para escoar águas acumuladas na região da Nova Fazenda de volta para o Rio Capivari, próximo ao Complexo Jorge Lacerda, gerou uma grande confusão no final da tarde desta sexta.

Temendo novos alagamentos no bairro Santo André, em Capivari de Baixo, moradores do município foram até o local e impediram o prosseguimento dos trabalhos. Vereadores e outros servidores capivarienses também estiveram no local para tentar evitar a obra emergencial que seria realizada por Tubarão.

Durante a discussão, uma pessoa subiu da escavadeira hidráulica e retirou a chave da ignição. O operador da máquina chegou a ser agredido. As atitudes aumentaram a confusão no local. A Polícia Militar (PM) precisou intervir.

Diante do impasse, os prefeitos de Tubarão, Joares Ponticelli, e de Capivari de Baixo, Vicente Costa, realizam uma reunião para esclarecer as ações que estavam sendo tomadas naquela localidade. Os dois fizeram um pronunciamento conjunto garantindo a segurança da intervenção.

Além disso, os dois prefeitos e o coordenador regional da Defesa Civil estadual, Anderson Cardoso, chegaram a assinar uma nota conjunta para explicar a situação.

Após todo o imbróglio, o trabalho foi finalizado. O serviço, realizado pela secretaria de Infraestrutura, foi idealizado em conjunto com a CCR Via Costeira, concessionária da BR-101, e a própria Diamante Energia.