Após polêmica, Prefeitura de Tubarão diz que não vai ceder Arena Multiuso para show de Léo Lins
Foto: Reprodução/@leolins/Instagram

A prefeitura de Tubarão informou nesta sexta-feira (17) que não vai ceder a Arena Multiuso Estener Soratto da Silva para o show do humorista Léo Lins, por conta do vídeo divulgado por ele nesta semana satirizando a Cidade Azul.

Uma nota também foi divulgada repudiando o vídeo e os comentários feitos pelo humorista. O documento é assinado pela Prefeitura de Tubarão, Associação Empresarial (ACIT), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação dos Jovens Empreendedores (AJET), Fórum das Entidades Não Governamentais e a Intersindical (SICCOT, SINDIMAD, SINDIMET, SINDIMOLDURAS, SINDIPAN, SINDUSCON).

O empresário que fez a reserva do local para o show aguardava a decisão da prefeitura sobre o pedido para efetuar o pagamento. Ele foi notificado por ofício sobre a decisão.

Polêmica

No vídeo, Léo inicia falando sobre a cidade e debochando do Rio Tubarão e também das enchentes que atingiram o município. Além disso, ele faz referência a cantora MC Pipokinha, famosa por apresentações polêmicas em seus shows, afirmando que ele é uma líder da cidade.

Porém, a artista é natural de Capivari de Baixo e não de Tubarão.

O vídeo segue com o humorista fazendo outras piadas relacionadas a Tubarão, e cita a prisão do prefeito Joares Ponticelli e do vice Caio Tokarski, além de citar Dona Fátima, que ficou famosa por participar dos atos em Brasília no começo do ano.

O bairro Comasa também é citado por Léo Lins, sendo apontado como local para “retiro espiritual”. “Lá onde você é obrigado a desapegar de bens materiais”, se referindo aos crimes registrados. Ele faz piada ainda com os times de futebol de Tubarão e também com o terminal rodoviário da cidade.

Confira a nota na íntegra:

Em desfavor do conteúdo do video de divulgação do show do humorista “Léo Lins”:

As instituições abaixo assinadas vem a publico manifestar o mais profundo sentimento de repudio ao video divulgado e reproduzido na internet pelo humorista Léo Lins; no qual denigre a imagem da cidade e dos cidadãos tubaronenses. A forma chula, discriminatória e ofensiva com a qual o humorista se refere ao município e sua gente ultrapassou qualquer limite, mesmo se considerarmos o humorismo.

Tubarão tem 152 anos de historia como município, esta em constante expansão econômica e social e apresenta índices positivos importantes em diversas áreas.

Temos orgulho de ser a cidade mais hospitaleira do Brasil (Airbnb); a 3a melhor cidade de Santa Catarina para se fazer negócios (Urban System); a 3a cidade menos violenta de Santa Catarina (IPEA); o município vencedor do Prémio Nacional de Empreendedorismo (SEBRAE); campeã do prêmio Smart Cities; 2° cidade do Brasil na geração de startups; dentre outras conquistas.

A cidade, berço do artista plástico Willy Zumblick, valoriza a arte e a cultura, através do Centro Municipal de Cultura, Academia Tubaronense de Letras, escolas, estúdios, artesãos e artistas da terra, oferecendo apoio e incentivo a todas as manifestações artísticas que aqui tem lugar.

O município e seu povo já passaram por situações bastante complicadas, como em 1974, quando vivemos a enchente de grandes proporções, que ceifou 2 centenas de vidas. Sofremos com um terrível vendaval, com outras cheias e com a pandemia de Covid-19, quando mais de 500 pessoas faleceram. Nas dificuldades o povo tubaronense é resiliente, solidário e forte, não se deixando abalar e fazendo renascer suas potencialidades sempre.

Segundo maior pólo comercial do Sul do estado, tem nesta atividade uma grande força econômica, além de se destacar nas áreas de serviços e industria. Nossa cidade está evoluindo a passos largos na coleta e tratamento de esgoto, o que está contribuindo com uma maior e melhor proteção do meio ambiente, especialmente o Rio Tubarão.

A idolatrada “Estrela do Sul” como é enaltecida em seu hino, tem localização privilegiada entre a serra e o mar, possui estâncias hidrominerais, um rio que corta e dá vida a cidade e belezas naturais que atraem visitantes. Tem uma das maiores estruturas hospitalares do Estado e um sistema educacional que garante ensino de qualidade aos tubaronenses e muitos vizinhos.

Não vamos admitir que a nossa cidade seja diminuída e apresentada de forma pejorativa, apenas por suas mazelas, reais ou inventadas, mesmo que sob pretensa verve humorística. Quanto as nossas mazelas reais, nossas instituições com os cidadãos tubaronenses, estarão irmanados sempre para lutar por dias melhores, para a nossa querida “Cidade Azul”.