Uma árvore da espécie flamboyant plantada na área onde será construída a cabeceira da Ponte da Amizade, que ligará Tubarão e Capivari de Baixo, será retirada do local e levada inteira para o Parque Ambiental Encantos do Sul. A preparação para essa transferência especial começou na última sexta-feira (7).
A planta tem cerca de dez metros de altura e, neste primeiro momento, passou por um processo de poda. A árvore será levada para o novo local a cerca de dois quilômetros de onde está atualmente. O transporte deve ocorrer dentro de 90 dias. Depois passará por um procedimento e conservação de no mínimo 30 dias (cova, adubação, terra preparada e água).
A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio do Departamento de Planejamento Urbano, está à frente da operação. No terreno também será implantado o canteiro de obras para a construção da nova ponte.
A área de 3,8 mil m² está localizada às margens do Rio Tubarão, no lado capivariense, pertencia a Diamante Geração de Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, e foi doado ao município de Capivari de Baixo em dezembro.
A ponte terá 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A estrutura será construída sobre o rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, no final da avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e da avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo.