Em uma operação delicada que durou sete horas, uma árvore da espécie Flamboyant (flores vermelhas) foi transferida inteira nesta segunda-feira (25), em Capivari de Baixo. Ela foi retirada da área onde vai ser construída a cabeceira no lado capivariense a Ponte da Amizade e plantada no Parque Ambiental Encantos do Sul.
Os trabalhos iniciaram por volta das 6h. A distância percorrida foi de aproximadamente três quilômetros. A cova onde a arvore foi replantada já havia sido aberta e preparada nas últimas semanas. A equipe do Departamento do Meio Ambiente acompanhou o transplante, que foi realizado pela empresa Melo & Silva Conservação Urbana.
Agora, o Flamboyant passará por um procedimento de conservação de no mínimo 30 dias, que incluem adubação, terra preparada e água. A equipe do Parque fica responsável por sua manutenção, que requer muitos cuidados, já que é uma planta que necessita de solo úmido e boa terra.
Segundo a prefeitura, toda a transferência ocorreu como planejado e não houve nenhum incidente. Além desta, outras 43 árvores terão que ser suprimidas para dar espaço ao canteiro de obras da ponte. Este processo já ocorrerá nos próximos dias. Todas as licenças ambientais já foram adquiridas junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Ponte da Amizade
Batizada de Ponte Stélio Cascaes Boabaid, a nova travessiaterá 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A estrutura será construída sobre o rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, entre a avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo, e a avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão.
A obra foi contratada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel), com recursos do Governo do Estado. O investimento é de aproximadamente R$ 18,6 milhões. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Traçado Construções e Serviços.