Bairro Oficinas terá identidade de marca própria para desenvolvimento econômico local
Foto: Divulgação PMT

A Prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, lançou, na noite desta quinta-feira (9), o Place Branding de Oficinas. O evento para autoridades e convidados foi realizado no Museu Ferroviário da Cidade Azul, localizado no bairro Oficinas.

O termo em Inglês Place Branding se refere à estratégia de desenvolver a identidade de um local, ou seja, transformar um lugar em uma marca. No caso de Oficinas, fazer do bairro um ponto no mapa interessante para ser conhecido e visitado por moradores, turistas e investidores.

Para que isso seja possível, são necessárias diversas ações a curto, médio e longo prazo, tais como: diagnósticos, plano de ação, consultorias, fortalecimento de pontos turísticos e potencialidades, realização de eventos, capacitações, melhorias em infraestrutura e serviços, entre outras iniciativas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, a iniciativa aproveita toda a parte histórica do local. “A ideia foi resgatar toda a história ferroviária e que o bairro se aproprie dessa história e traga isso para as ruas, para as pessoas viverem isso. Porque ele é um bairro que, como o próprio nome já diz, Oficinas, tem lá a oficina do trem, o Museu Ferroviários, a rua dos ferroviários, tem toda uma história que não estava sendo apropriada. Além disso, é um bairro populoso e um dos mais antigos da cidade que estava merecendo uma atenção diferenciada”, destaca Giovani.

O comércio é considerado um eixo fundamental para o desenvolvimento de Tubarão e tem recebido especial atenção do Governo Municipal. Principalmente em relação ao bairro Oficinas, o qual possui importantes potenciais comerciais, turísticos e culturais. Por isso, o lançamento do Place Branding de Oficinas marca um momento histórico para o bairro e o próprio município.

“Nosso objetivo como programa é desenvolver o comércio local e a partir disso acaba entrando os outros eixos, que são o do turismo e da agricultura. São várias ações que, aos poucos, a gente vai conseguindo visualizar e materializar no município essa nova marca”, pontua a analista de negócios do Sebrae/SC, Renata Goulart.

A ação é resultado da parceria entre o Conselho Tubarão 180º, Prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Sebrae/SC, além de empresários locais situados no bairro Oficinas.