Neste sábado (25), a ponte Prefeito Paulo Osny May, em Tubarão, finalmente será aberta ao tráfego de veículos. Com a inauguração da estrutura, o trânsito no Acesso Norte da cidade terá algumas modificações.
Aquela região ganhará um sistema binário. Assim, a nova travessia passa a ser utilizada apenas para saída. Já a ponte Orlando Francalacci terá mão única para entrada na cidade. Ruas adjacentes também terão algumas alterações.
A inauguração da nova ponte sobre o Rio Tubarão está marcada para as 10h. Após o ato oficial, as mudanças passam a vigorar.
Veja o que muda
- Ponte Prefeito Paulo Osny May
Terá mão única para ser utilizada como saída da cidade para a BR-101 e também acesso às diversas ruas do bairro Revoredo. Quem está na avenida Marcolino Martins Cabral ou rua Uruguai ingressa na nova ponte, seguindo pela rua Padre Nóbrega até a marginal da BR-101 ou simplesmente acessando as avenidas Getúlio Vargas e Expedicionário José Pedro Coelho. No cruzamento com a avenida Expedicionário José Pedro Coelho haverá um semáforo.
- Ponte Orlando Francalacci (ponte do quartel)
Terá mão única para entrada da cidade (da margem esquerda para a margem direita) ou acesso às avenidas Expedicionário José Pedro Coelho e Getúlio Vargas. O sentido único é desde o início da avenida Tancredo Neves, passando pela rua Professora Eugênia dos Reis Perito até a rotatória com a avenida Marcolino Martins Cabral.
- Acesso a Capivari de Baixo
Quem precisar seguir para Capivari de Baixo precisa atravessar a Ponte Prefeito Paulo Osny May e seguir até o cruzamento com a avenida Expedicionário José Pedro Coelho, onde haverá um semáforo. Depois, basta seguir à direita pela avenida Expedicionário José Pedro Coelho, ingressar no último trecho da avenida Tancredo Neves à direita e se deslocando à esquerda para acessar a avenida Getúlio Vargas.
Nova ponte
A construção da nova ponte começou em abril de 2020. A obra teve um custo de mais de R$ 9 milhões e fez parte de um pacote de várias obras da primeira etapa do Programa de Integração da Mobilidade (Proinfra-TB). A parte estrutural foi concluída em fevereiro deste ano.
A estrutura tem 142 metros de cumprimento, 23,65 metros de largura, quatro pistas, canteiro central, ciclovia e espaço para pedestres. A obra foi executada pela Traçado Construções e Serviços Ltda, de Erechim (RS). Como obras complementares, a prefeitura investiu outros R$ 2,5 milhões para a pavimentação dos acessos à ponte.
A inauguração foi prometida para 27 de maio deste ano, no aniversário de Tubarão. Mas a pavimentação das ruas de acesso ainda não havia sido finalizada. Com tudo concluído, ainda ficou faltando a instalação de um conjunto de semáforos no cruzamento da rua Padre Nóbrega com a avenida Expedicionário José Pedro Coelho, o que foi feito apenas no início de setembro.
O nome escolhido para a ponte é uma homenagem ao prefeito que comandou Tubarão de 1977 a 1982. Apesar do nome estar definido deste a época do projeto, somente nesta quinta-feira (23), a dois dias da inauguração, a Câmara de Vereadores aprovou a denominação da travessia em uma sessão extraordinária.