Bispo Dom João Francisco Salm recebe o título de Cidadão Tubaronense nesta quinta-feira
Foto: Milena Silveira/Te Deum Fotografia Sacra

Dom João Francisco Salm, que foi bispo da Diocese de Tubarão por mais de nove anos e está deixando a cidade, receberá o título de Cidadão Tubaronense na noite desta quinta-feira (17). A sessão solene será realizada a partir das 19h30min, no salão nobre da Unisul. O evento será transmitido ao vivo pela UNITV e também pelo Facebook e YouTube da Câmara de Vereadores de Tubarão.

A homenagem é concedia pela Câmara de vereadores da Cidade Azul e foi apresentada e aprovada por todos os vereadores do município. O projeto de decreto legislativo foi apresentado na sessão do dia 14 de fevereiro.

“A participação e o legado de Dom João em Tubarão são visíveis. Um homem do bem, uma pessoa que sempre esteve envolvido com a sociedade e contribuiu muito para o crescimento das pessoas, essa homenagem de todos nós vereadores é um agradecimento de todos aqueles que moram na cidade”, afirma o presidente do legislativo Luiz Gonzaga dos Reis.

Em 19 de janeiro, Dom João foi nomeado o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo (RS). Dom João foi o escolhido do Papa Francisco para substituir Dom Zeno Hastentenfel, que havia solicitado renúncia, conforme prevê o cânon 401 do Código de Direito Canônico, ao completar 75 anos de vida, em junho passado.

Dom João Francisco Salm foi o sexto bispo da Diocese de Tubarão. Ele foi nomeado no dia 26 de setembro de 2012 e ordenado bispo em 24 de novembro daquele ano na Catedral de Tubarão. Atualmente, Dom João segue como administrador diocesano.