Bombeiros militares que atuaram no Rio Grande do Sul são homenageados
Foto: Roberto Zacarias/Secom/GOVSC

Durante todo o mês de maio, bombeiros militares, integrantes das equipes de Força-Tarefa (FT) e os cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foram enviados para prestar apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), em virtude das cheias no Vale do Taquari e região metropolitana de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (13), os profissionais foram homenageados pelo Governo do Estado.

A mobilização do efetivo, das viaturas e logística necessária, bem como o deslocamento e atuação em um dos piores cenários de desastres do país, colocaram à prova toda a estrutura até então planejada e criada para esse fim no CBMSC, que se mostrou eficiente do início ao fim da operação.

“É um momento de muita gratidão e reconhecimento aos serviços prestados pelos nossos bombeiros lá no Rio Grande do Sul. Centenas de vidas foram salvas por nossas equipes e isso nos enche de orgulho. Meus parabéns também aos demais agraciados pelas promoções. São homens e mulheres que se dedicam para proteger o cidadão catarinense. Hoje também estamos entregando equipamentos e fardamentos”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Fabiano Bastos das Neves, durante a homenagem.

Do dia 1º de maio até esta quinta-feira (13), foram salvas 3.051 pessoas, 560 animais, encontradas 19 vítimas em óbito, sendo que três foram graças ao trabalho dos cães. Ainda estão em operação dois bombeiros em Teutônia e um em Mariantes, todos acompanhados de cães de buscas.

Nessa grande operação, além da experiência adquirida, as equipes trouxeram ideias e melhorias a serem implementadas. A missão no estado gaúcho contou com 153 bombeiros militares; 21 cães de busca; 54 viaturas; 40 embarcações; 19 motores de popa; 02 caminhões; 01 Auto Posto Comando; 01 mini-escavadeira; 01 quadriciclo; quipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e em deslizamentos e drones.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.