Capivari de Baixo e Sangão completam 30 anos nesta quarta-feira
Fotos: Prefeituras

Emancipados em 30 de março de 1992, os municípios de Capivari de Baixo e Sangão completam 30 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (30). As prefeituras das duas cidades prepararam algumas atividades para celebrar a data, com inaugurações de espaços e apresentações culturais.

Capivari de Baixo foi desmembrada de Tubarão e hoje possui 25.477 habitantes. Já Sangão, pertencia a Jaguaruna e conta com 13.128 moradores atualmente.

Os plebiscitos locais pela emancipação das duas cidades foram realizados em 15 de março de 1992, quando a maioria da população aprovou a criação dos municípios. No dia 30 de março do mesmo ano, o governador Vilson Pedro Kleinubing sancionou as leis que criaram oficialmente as duas novas cidades catarinenses.

Evento em Capivari de Baixo

A prefeitura de Capivari de Baixo preparou uma série de atividades para comemorar os seus 30 anos na noite desta quarta-feira. O evento será no Parque Ambiental Encantos do Sul a partir das 18h. A programação conta com apresentações culturais, distribuição de troféus a atletas destaques de 2021, entrega de placas e homenagens a deputados e senadores, além do reconhecimento a políticos e empresários locais.

O cantor Marcos Júnior fará uma apresentação acústica. As crianças e adolescentes do Ceaca cantarão o Hino de Capivari de Baixo. As bailarinas Fernanda Aguiar, Letícia da Rosa e Lívia Loreto apresentarão a coreografia “Perrengue chique” – do coreógrafo Alex Martins – premiada no Festival Arte e Movimento com o primeiro lugar.

Também dirigida por Alex, o público será presenteado com a apresentação da coreografia “Entre ir e ficar só me resta sonhar”, apresentada pelo bailarino Luiz Carlos de Jesus, artista premiado nos principais festivais de dança do mundo, como o de Joinville, o Prêmio Desterro e o Festival Tanzolymp, na Alemanha.

A Diamante Energia, mantenedora do Parque e empresa parceira da Prefeitura e da cidade, também fará a apresentação de um vídeo institucional. Um coquetel também será oferecido.

Durante a tarde desta quarta, também como parte das comemorações do aniversário do município, será inaugurado o Centro de Especialidades Médicas (CEM). O ato será às 15h. O local funcionará anexo ao Pronto Atendimento (PA), na rua Tarcísio Vilella, no bairro Caçador.

São vários especialistas que já começam a atender a partir desta semana, como ortopedista, cardiologista, ginecologista, pediatra, médico do trabalho, psicólogo e psiquiatra ambulatorial (este a partir de abril), neste primeiro momento. Além dessas áreas, um infectologista já atua na Vigilância em Saúde (Centro II).

Foto: Divulgação PMCB

Comemorações em Sangão

Como parte das comemorações dos seus 30 anos, Sangão inaugurou na noite desta terça-feira (29) um espaço de memórias. A “Estação Cultural” reúne diversos objetos, fotografias e documentos que contam a história do município. O acervo foi montado a partir de doações dos próprios moradores.

O local fica na antiga Estação Ferroviária do distrito de Morro Grande. O espaço ficará aberto a visitações do público.

Foto: Reprodução UNITV

O Centro de Educação Municipal João Manoel de Souza, no bairro Campo do Sangão, também está elaborou uma exposição. Com o tema “ Sangão Nossa Terra, Nossa História e Nossa Gente”, alunos e servidores da instituição prepararam trabalhos e apresentações que contam a emancipação do município e seus aspectos culturais e econômicos. Os trabalhos serão reapresentados nesta quinta-feira (31), das 9h às 14h.

A administração municipal planejava realizar neste ano mais uma edição da Sangão Fest, evento comemorativo do aniversário da cidade. No entanto, a festa foi cancelada em janeiro diante do aumento de casos de covid-19 registrado na região no início deste ano. A programação que vinha sendo elaborada foi transferida para o próximo ano.