Emancipados em 30 de março de 1992, os municípios de Capivari de Baixo e Sangão completam 30 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira (30). As prefeituras das duas cidades prepararam algumas atividades para celebrar a data, com inaugurações de espaços e apresentações culturais.
Capivari de Baixo foi desmembrada de Tubarão e hoje possui 25.477 habitantes. Já Sangão, pertencia a Jaguaruna e conta com 13.128 moradores atualmente.
Os plebiscitos locais pela emancipação das duas cidades foram realizados em 15 de março de 1992, quando a maioria da população aprovou a criação dos municípios. No dia 30 de março do mesmo ano, o governador Vilson Pedro Kleinubing sancionou as leis que criaram oficialmente as duas novas cidades catarinenses.
Evento em Capivari de Baixo
A prefeitura de Capivari de Baixo preparou uma série de atividades para comemorar os seus 30 anos na noite desta quarta-feira. O evento será no Parque Ambiental Encantos do Sul a partir das 18h. A programação conta com apresentações culturais, distribuição de troféus a atletas destaques de 2021, entrega de placas e homenagens a deputados e senadores, além do reconhecimento a políticos e empresários locais.
O cantor Marcos Júnior fará uma apresentação acústica. As crianças e adolescentes do Ceaca cantarão o Hino de Capivari de Baixo. As bailarinas Fernanda Aguiar, Letícia da Rosa e Lívia Loreto apresentarão a coreografia “Perrengue chique” – do coreógrafo Alex Martins – premiada no Festival Arte e Movimento com o primeiro lugar.
Também dirigida por Alex, o público será presenteado com a apresentação da coreografia “Entre ir e ficar só me resta sonhar”, apresentada pelo bailarino Luiz Carlos de Jesus, artista premiado nos principais festivais de dança do mundo, como o de Joinville, o Prêmio Desterro e o Festival Tanzolymp, na Alemanha.
A Diamante Energia, mantenedora do Parque e empresa parceira da Prefeitura e da cidade, também fará a apresentação de um vídeo institucional. Um coquetel também será oferecido.
Durante a tarde desta quarta, também como parte das comemorações do aniversário do município, será inaugurado o Centro de Especialidades Médicas (CEM). O ato será às 15h. O local funcionará anexo ao Pronto Atendimento (PA), na rua Tarcísio Vilella, no bairro Caçador.
São vários especialistas que já começam a atender a partir desta semana, como ortopedista, cardiologista, ginecologista, pediatra, médico do trabalho, psicólogo e psiquiatra ambulatorial (este a partir de abril), neste primeiro momento. Além dessas áreas, um infectologista já atua na Vigilância em Saúde (Centro II).
Comemorações em Sangão
Como parte das comemorações dos seus 30 anos, Sangão inaugurou na noite desta terça-feira (29) um espaço de memórias. A “Estação Cultural” reúne diversos objetos, fotografias e documentos que contam a história do município. O acervo foi montado a partir de doações dos próprios moradores.
O local fica na antiga Estação Ferroviária do distrito de Morro Grande. O espaço ficará aberto a visitações do público.
O Centro de Educação Municipal João Manoel de Souza, no bairro Campo do Sangão, também está elaborou uma exposição. Com o tema “ Sangão Nossa Terra, Nossa História e Nossa Gente”, alunos e servidores da instituição prepararam trabalhos e apresentações que contam a emancipação do município e seus aspectos culturais e econômicos. Os trabalhos serão reapresentados nesta quinta-feira (31), das 9h às 14h.
A administração municipal planejava realizar neste ano mais uma edição da Sangão Fest, evento comemorativo do aniversário da cidade. No entanto, a festa foi cancelada em janeiro diante do aumento de casos de covid-19 registrado na região no início deste ano. A programação que vinha sendo elaborada foi transferida para o próximo ano.