Cinco cidades da região decretam situação de emergência por causa das chuvas
Foto: Djalma Darela

Bastante afetadas pelas chuvas dos últimos dias, os municípios de Armazém, Gravatal, São Martinho, Pescaria Brava e São Ludgero decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pelas enxurradas e inundações. Os decretos das cinco cidades foram publicados nesta quinta-feira (1°) e sexta-feira (2) no Diário Oficial dos Municípios (DOM).

Além delas, Tubarão também está em situação de emergência. O município avalia aproveitar o mesmo decreto publicado em maio, quando a cidade foi atingida pela enchente. O documento havia sido renovado no final de outubro e ainda está vigente.

Ainda nesta quinta, o governador Carlos Moisés (Republicanos) decretou situação de emergência em Santa Catarina. A decisão, explicou o chefe do executivo estadual, permite facilitar as ações para o atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados.

Armazém

Um dos municípios mais afetados da região, Armazém registrou vários alagamentos. Os bairros mais afetados foram Vila José Nazário, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco e Vila Nova. As águas invadiram casas e comércios da cidade. Muitas famílias foram desalojadas e outras desabrigadas. Na manhã desta sexta, equipes da prefeitura iniciaram a limpeza de diversas ruas.

O município foi afetado pelas cheias do rio Capivari. Também foram registrados queda de cabeceiras de pontes e deslizamentos. A rodovia SC-435, entre Armazém e São Martinho, teve o trânsito bloqueado em diversos trechos devido ao acúmulo de água nas pistas.

Cerca de 30 pessoas desabrigadas sendo atendidas no salão paroquial pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Os moradores desalojados foram acolhidos em casas de amigos e parentes. Doação de colchões, roupas de cama, roupas adulto e infantil podem ser entregues no salão paroquial e no Centro de Convivência do Idoso.

Chuvas em Armazém - dezembro 2022
Foto: Redes Sociais
Chuvas em Armazém - dezembro 2022
Foto: Djalma Darela
Chuvas em Armazém - dezembro 2022
Foto: Ronaldo Cândido

São Ludgero

São Ludgero também contabiliza os diversos prejuízos causados pelas chuvas. Foram registrados desmoronamentos em inúmeros pontos registrados nos perímetros urbano e rural, fortes estragos em pontes e pontilhões e em inúmeras rodovias municipais.

As equipes de secretarias municipais seguem dando suporte em relação aos estragos públicos e famílias que necessitam. Já a Secretaria de Assistência Social e Habitação já preparou um espaço no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann no caso de precisão.

chuvas em São Ludgero dezembro 2022
Foto: Divulgação PMSL
chuvas em São Ludgero dezembro 2022
Foto: Divulgação PMSL

Gravatal

A comunidade da Seri foi novamente bastante afetada pelos alagamentos. Moradores precisaram deixar suas residências após elas serem tomadas pelas águas. No município, 24 pessoas ficaram desabrigadas e foram acolhidas no salão comunitário do Pouso Alto.

Diversas ruas e pontes do município estão interditadas e sem condições para tráfego. As pontes de Termas, Ângulo/Caeté e Riacho estão interditadas. A travessia de São Roque foi levada pela enxurrada.

chuvas em Gravatal dezembro 2022
Foto: Divulgação PMG

São Martinho

Segundo a prefeitura, São Martinho sofreu a maior cheia de sua história. Em decorrência do alto volume de água em diversas localidades e região central, a cidade permaneceu durante toda esta quinta-feira sem energia elétrica, rede telefônica e conexão de internet. O nível das águas do Rio Capivari chegou a ultrapassar 10 metros acima do normal e alagou boa parte do município.

No Centro, famílias precisaram ser resgatadas de bote. De acordo com a prefeitura, ainda não é possível mensurar os prejuízos e nem a precisão da quantidade de pessoas desabrigadas. Uma força-tarefa será iniciada para a recuperação de prédios públicos prejudicados pelos eventos climáticos, servidores municipais sejam convocados para auxiliar nos trabalhos. A sede da prefeitura também ficou alagada.

São Martinho chuvas dezembro de 2022
Foto: Divulgação PMSM
São Martinho chuvas dezembro de 2022
Foto: Divulgação PMSM
São Martinho chuvas dezembro de 2022
Foto: Divulgação PMSM
São Martinho chuvas dezembro de 2022
Foto: Divulgação PMSM

Pescaria Brava

Em Pescaria Brava, as fortes chuvas causando danos em algumas residências, estradas e pontes do município. A Secretaria de Obras e a Defesa Civil vem trabalhando para sanar todos os transtornos.

Foto: Divulgação PMPB
Foto: Divulgação PMPB