Defesa Civil apura passagem de tornado em Sangão e Jaguaruna; VÍDEOS E FOTOS
Fotos: Redes Sociais

Uma tempestade com fortes rajadas de ventos e granizo atingiu a região na tarde desta sexta-feira (13). Os ventos chegaram a 70 km/h entre os municípios de Jaguaruna e Sangão. Além disso, imagens mostram a presença de uma nuvem funil que dá a impressão de tocar o solo, o que configuraria um tornado.

A passagem do fenômeno ainda está sendo apurada. O Governo do Estado está com técnicos da Defesa Civil e da Epagri analisando dados das estações meteorológicas, além das imagens dos danos.

Houve registro de núcleo de tempestade com forte intensidade de precipitação. O Radar Meteorológico de Lontras registrou precipitação acima de 120 mm/h nas duas cidades. A Defesa Civil estadual emitiu nota afirmando que sistema que atingiu a região pode ser caracterizado como uma supercélula. “Ela possui potencial para provocar chuva intensa, rajadas de vento, queda de granizo e, por vezes, tornado”, explica o órgão.

Segundo a prefeitura de Sangão, dezenas de casas e empresas foram atingidas e ficaram parcialmente destelhadas, árvores foram arrancadas e o ginásio de esportes do Morro Grande foi completamente destelhado e teve grande parte da lateral comprometida. Um caminhão tombou devido a intensidade dos ventos.

Foto: Redes Sociais

“Constatamos entre 15 e 20 residências atingidas parcialmente. Nada muito grave. Dessas residências, nós tivemos só uma família que ficou desalojada durante essa noite, mas já retornou para a residência pela manhã. Todas as outras residências estão sendo reestabelecidas”, informou o coordenador da Defesa Civil municipal Anderson Nandi na manhã deste sábado (14). Ele ainda disse que ainda não há comprovação que a nuvem funil atingiu o solo no município.

Algumas lavouras também foram danificadas pelo granizo nos dois municípios. Plantações de mandioca, por exemplo, ficaram desfolhadas. A delegacia da Polícia Civil de Jaguaruna teve danos na estrutura por conta da forte ventania e chuva. Diversos postes caíram nas estradas. A rodovia Inocêncio Tobias Ricardo, que corta a bairro Retiro, está intransitável após a queda de postes sobre as pistas.

Foto: Rafael Cardoso
Foto: PMS
Foto: Claudia Ohana Elias