Depois de três meses interditada, Serra do Corvo Branco será liberada esta semana
Foto: Divulgação SIE

Depois de mais de três interditada, a SC-370, trecho que corta a Serra do Corvo Branco, será reaberta a partir da desta quinta-feira (18). A rodovia será liberada nos dois sentidos diariamente, mas com restrição de horários.

O tráfego de veículo será permitido entre as 17h e as 9h da manhã do dia seguinte. Das 9h às 17h, o trecho será fechado para a sequência dos trabalhos da obra emergencial. O serviço ainda segue por pelo menos mais algumas semanas. Mas com os trabalhos realizados até o momento já é possível trafegar no trecho.

O serviço é executado em três frentes: drenagem (para escoar a água das chuvas e desviar da estrada), contenção de encostas e recuperação de pista.

“Como essa rodovia não contava com drenagem, a água corria sobre a pista, morro abaixo, com velocidade e acabava levando encostas, barranco e, em maio, levou parte da estrada”, explica o secretário adjunto da pasta, engenheiro civil Alexandre Martins.

A Serra do Corvo Branco foi bastante afetada pelas fortes chuvas do início de maio na região. Foram registrados vários deslizamentos de terra na estrada. Depois de um trabalho de limpeza, a SIE liberou o trânsito entre o corte da Serra e Urubici. No entanto, no trecho que pertence a Grão-Pará, houve dois pontos em que a pista desmoronou e exigiu obras mais complexas de recuperação.

Os dois trechos já foram restabelecidos. No primeiro ponto, mais abaixo, foi feito o alargamento da pista para o lado do barranco, removendo rochas da lateral. Já no segundo, próximo do corte, foi preciso construir uma espécie de ponte sobre a parte que desmoronou. Foi feita uma pista de concreto com 20 metros de comprimento por cinco metros de largura.