Diamante Energia é premiada em duas categorias no Prêmio Empresa Cidadã
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (19), a Diamante Geração de Energia foi premiada em duas categorias do Prêmio Empresa Cidadã ESG ADVB/SC. Um dos prêmios foi na categoria Ambiental, com o caso “Gestão de Resíduos no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda – Processos e Melhoria Contínua”, e o segundo prêmio foi na categoria Social, com o caso “Transformando Vidas através da Responsabilidade Social”.

O Prêmio Empresa Cidadã ESG ADVB/SC é a principal premiação na área de cidadania empresarial em Santa Catarina. Sua 24ª edição teve como objetivo homenagear e premiar as empresas catarinenses que se destacam como os melhores exemplos, produtos e resultados de responsabilidade social.

Em 2022, a empresa também foi premiada na categoria ambiental, sendo o primeiro prêmio do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda na gestão da Diamante Geração de Energia.

Para o Gerente de Administração e Serviços, Valdeci Francisco Algayer, receber esses prêmios em uma empresa tão jovem como a Diamante é motivo de grande orgulho.

“Isso mostra que estamos no caminho certo e que podemos, com o trabalho social bem-organizado, fazer cada vez melhor. Nosso compromisso com a sociedade se reflete em nossas oficinas culturais gratuitas, que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Estes alunos, hoje, recebem reconhecimento não apenas nacional, mas também internacional. Prêmios como o de Empresa Cidadã nos incentivam e valorizam esse trabalho em prol da comunidade”.

O gerente da Central de Utilidades (CEUT), Fábio Silveira Costa, reforçou o prazer da empresa em ganhar pela segunda vez o prêmio na categoria ambiental.

“A premiação mostra, novamente, o alto nível de maturidade da nossa estrutura de ESG. Além de confirmar o engajamento de todos os empregados, fornecedores e alta direção com a gestão de resíduos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda”.

Case ambiental: Gestão de Resíduos no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda – Processos e Melhoria Contínua

A Diamante destacou sua preocupação com a sustentabilidade e a proteção ambiental em sua política de gestão. Com seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o CTJL segue as diretrizes da política ambiental da empresa, priorizando a reutilização, reciclagem e compostagem de resíduos. As cinzas, um subproduto importante do processo produtivo, são direcionadas para a produção de cimento, contribuindo para a redução da extração de recursos naturais e das emissões de CO2. Isso resultou em uma redução de aproximadamente 423.537 toneladas de CO2 equivalente em 2022.

Além disso, a empresa lida com diversos tipos de resíduos em suas áreas administrativa, laboratórios, oficinas, refeitório e ambulatório. Menos de 20% desses resíduos foram destinados a aterros no último ano, alinhando-se à abordagem dos 5Rs (Reduzir, Recusar, Reusar, Reciclar, Reintegrar).

Este projeto também está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (Ação Climática), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre) da ONU, reforçando o compromisso da Diamante Energia com a sustentabilidade global. Para alcançar esses resultados, foram implementadas diversas ações e programas, incluindo a conscientização dos trabalhadores sobre resíduos desde a integração, avaliação da coleta seletiva, compostagem interna de resíduos orgânicos, aumento da recuperação de resíduos, destinação de cinzas para a indústria cimenteira e doação dos recursos provenientes da venda de materiais recicláveis para instituições locais.

Case Social: Transformando Vidas através da Responsabilidade Social

A empresa apresentou os trabalhos aportados no Parque Diamante +Energia, que promove atividades culturais gratuitas. O projeto “Oficinas Culturais” oferece aulas de teatro, música, dança, entre outras, a crianças e adultos de diferentes faixas etárias. Atendendo a mais de 1.300 alunos, a iniciativa teve um impacto significativo no desenvolvimento social. Segundo o Ministério da Cultura, em 2022, a Diamante ficou em segundo lugar no ranking estadual de incentivos culturais, fomentando e fortalecendo a pauta no estado catarinense e ocupando a 79ª posição no Brasil.

Os resultados do projeto foram e continuam sendo notáveis. Alunos superaram desafios emocionais, fortaleceram laços familiares e até se profissionalizaram nas áreas de teatro e dança, ministrando aulas e participando de festivais internacionais. Mais de 80 apresentações teatrais, 77 musicais e 10 sessões de cinema foram realizados no parque.

A Diamante Energia é uma defensora ativa do voluntariado e da inclusão social, estimulando seus funcionários a se envolverem em causas sociais. A iniciativa impactou não apenas os alunos, mas também suas famílias e a comunidade em geral. O projeto promoveu a formação de profissionais artísticos, realizou espetáculos e apresentações, fomentou a economia local e contribuiu para o desenvolvimento social sustentável da região. Os ODS´s contemplados foram 01 (Erradicação da pobreza), 03 (Saúde e bem-estar), 04 (Educação de qualidade), 10 (Igualdade de gênero) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Para receber o prêmio na categoria ambiental, subiram ao palco o gerente da Central de Utilidades (CEUT), Fábio Silveira Costa, e a Engenheira de Utilidades, Liliana Dutra dos Santos.

Já para receber na categoria social, estavam presentes o Gerente de Administração e Serviços, Valdeci Francisco Algayer, e a Analista de Responsabilidade Social, Beatriz Joaquim Ribeiro.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC