A movimentação de embarcações e de militares da Marinha do Brasil nas proximidades do Porto de Imbituba tem chamado a atenção da população desde terça-feira (6). De acordo com as Forças Armadas, trata-se de um treinamento para a defesa do porto. A atividade ocorre até esta sexta-feira (9).
Denominado “Deportex”, o exercício é coordenado pelo Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) e permitirá a avaliação e o aperfeiçoamento dos militares e meios empregados na segurança e proteção das instalações do porto. Cerca de 200 militares participam do treinamento.
O exercício tem como objetivo contribuir para a qualificação dos militares na garantia da segurança e proteção dos terminais portuários, bem como aperfeiçoar as Operações de Defesa Naval de Porto na área de jurisdição do Com5ºDN, que abrange os estados de Santa Catariana e Rio Grande do Sul.
A “Deportex” conta com militares pertencentes ao Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (GptFNRG), à Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC), à Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna (DelLaguna) e aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul (ComGptPatNavS).
O treinamento permitirá a avaliação e o aperfeiçoamento não só dos militares e meios empregados na segurança e proteção das instalações do porto, como também de toda a estrutura envolvida no exercício, como a capacidade de suporte logístico e a estrutura de apoio à saúde utilizada.