Campanha disponibiliza seis baleias-francas para adoção; entenda
Foto: Divulgação ProFRANCA

O Projeto Franca Austral (ProFRANCA), que pesquisa e monitora as baleias-francas no que migram para o litoral brasileiro, lançou recentemente uma campanha de adoção de baleias-francas. O objetivo é que os cetáceos sejam adotados simbolicamente e que os valores arrecadados sejam revertidos para a manutenção da instituição.

Para a campanha “Adote uma baleia-franca” foram selecionadas seis baleias-francas dentre as mais de mil existentes no Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação da espécie, mantido pelo Instituto Australis. As baleias selecionadas receberam nomes e são bastante simbólicas para os pesquisadores do projeto, são elas: 

  • ZIMBA – a mascote
  • SUNSET – a resistente
  • FELÍCIA – a baleia fiel
  • MARISCAL – a baleia guerreira
  • JDOT – a baleia que une países
  • SLOUGHY – a desbravadora

De acordo com Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFRANCA, cada baleia tem alguma história interessante relacionada à sua avistagem no Brasil. “Algumas são antigas conhecidas, já vieram muitas vezes e tiveram muitos filhotes, outras foram protagonistas de situações desafiadoras para nós, por isso foram escolhidas”, destaca.

Para adotar são três categorias de valores, de R$ 20,00 a R$ 150,00 e cinco opções de brindes. Em todas as categorias de valor o “adotante” recebe um certificado com seu nome, a foto da baleia escolhida e um histórico das avistagens da baleia. Conforme o valor, o adotante recebe estes materiais impressos, além de brindes físicos enviados pelo correio (o frete é por conta do adotante).

Os brindes variam de kit eco, com itens como ecobag e ecocopo, baleia de pelúcia, camiseta infantil ou o livro “A Baleia do Sul do Brasil – Uma Gigante em Nosso Litoral”, recém lançado pelo ProFRANCA. Todos os detalhes sobre a história das baleias, os brindes disponíveis e como adotar, estão disponíveis no site do projeto.

A adoção é válida por um ano e durante este período a pessoa recebe informações sobre o trabalho do ProFRANCA. Se neste período a baleia adotada estiver em Santa Catarina o adotante também será avisado.

O ProFRANCA tem sede em Imbituba e atua na pesquisa e na conservação das baleias-francas para que a população se recupere e a extinção não seja mais uma ameaça. Para realizar as atividades o ProFRANCA conta com patrocínio da Petrobras, parcerias e apoio de diferentes empresas instituições. E agora a comunidade em geral também pode ajudar por meio da campanha.