Dentre os vários trabalhos de reconstrução de Tubarão após as cheias no início de maio, um dos mais utilizados foi a retirada dos entulhos e do lixo acumulado nas áreas e bairros atingidos. Esse serviço está sendo feito pela secretaria de Serviços Públicos.
Mas, após mais de um mês, a prefeitura ainda tem percebido descarte de entulhos em frente às casas. As equipes reforçam que, a partir de agora, o recolhimento desses materiais vai ser feito somente com solicitação.
O morador deve entrar em contato com uma equipe pelo telefone (48) 3621-9028 e realizar um agendamento. Depois, um técnico da secretaria irá até o local para ver se o material a ser recolhido é realmente resíduo da enchente, assim como se área foi de fato atingida. Somente nesses casos a retirada vai ser feita.
A secretaria possui um levantamento e um mapeamento sobre as áreas que foram atingidas, de fato. E existe uma legislação municipal que impede a colocação de material considerado como lixo ou entulho nas vias públicas, sob pena de denúncias e abertura de processos.
“O que a gente vai fazer, enquanto secretaria, com as pessoas que insistirem em não seguir as normas e este protocolo de agendar a verificação do que tem que ser recolhido e a posterior retirada, ou seja, as pessoas não podem mais simplesmente colocar as coisas na frente de casa e achar que a prefeitura vai recolher, isso não está valendo mais”, alerta o secretário Douglas Antunes.