Governador Jorginho Mello autoriza elaboração do Plano Aeroviário de SC
Foto: Roberto Zacarias / Secom

Nesta segunda-feira (3), o governador Jorginho Mello autorizou a ordem de serviço para a elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc). A partir do estudo feito pelo Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans/UFSC), vai ser possível levantar informações para orientar o desenvolvimento do setor no Estado, como demandas de passageiros, linhas aéreas e cargas.

O último plano foi realizado em 1989. O contrato tem o valor de R$ 1.472.700,00, com prazo de nove meses para a execução.

Santa Catarina conta com 21 aeroportos, com 13 deles subdelegados pelo Estado aos municípios, três administrados pelo Estado, um administrado por município e outros quatro pela iniciativa privada.

Em 2022, cerca de 6,2 milhões de passageiros utilizaram esses aeroportos e mais de 11,5 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas. O governo estadual ainda liberou neste ano R$ 21,6 milhões para obras de melhorias e necessárias, para permitir que todos os aeroportos estejam em funcionamento até o início de 2024. O recursos foram destinados aos aeroportos de Forquilhinha, Lages, São Joaquim e Caçador.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC