Prefeitura de Tubarão contrata estudo para elaboração do plano de mobilidade urbana
Foto: Reprodução UNITV

Os estudos que visam a formatação do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Tubarão devem começar nos próximos dias. O trabalho inclui a realização de estudos, análise de dados, elaboração de mapas temáticos e de planos de ações com o objetivo de criar o plano que vai orientar futuras ações de mobilidade da cidade.

A empresa Tecnotran Engenheiros Consultores será a responsável pelo estudo. A ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos foi assinada na última quarta-feira (19) pelo prefeito Joares Ponticelli (PP). O contrato prevê um prazo de 457 dias, cerca de 15 meses, para a execução do estudo. Depois, todo o material será apreciado pelo Conselho da Cidade e em audiências públicas com a população.

Inicialmente, os municípios tinham que entregar seus Planos de Mobilidade Urbana (PMUs) até abril de 2021, mas o prazo foi adiado para 12 de abril de 2023. Desta forma, cidades com até 250 mil habitantes ganham este tempo a mais para finalizar os planos, caso, por exemplo, de Tubarão.

Esta determinação foi autorizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional, como forma de garantir às cidades os recursos necessários para melhorias nesta área, que contempla a efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), responsável por orientar as ações e medidas a serem tomadas pelos municípios para melhorias no sistema de mobilidade como um todo, inclusive questões como o transporte de passageiros e de cargas, das vias de circulação de veículos e pedestres, das calçadas e do próprio uso do solo em si.