HNSC volta a registrar superlotação no Centro Materno Infantil
Foto: Reprodução UNITV

O Centro Materno Infantil do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, está superlotado outra vez. A instituição emitiu uma nota nesta sexta-feira (9) alertando para a situação enfrentada no setor. Segundo o HNSC, a unidade precisou ativar novamente o plano de contingência por superlotação.

Conforme o comunicado, o Centro Obstétrico vem registrando um aumento no atendimento de gestantes e puérperas, assim como de nascimentos de bebês, que chegou a 20% a mais da média registrada em meses anteriores.

De acordo com a instituição, esse aumento se deve ao não funcionamento de maternidades da região, como dos hospitais Santa Teresinha, de Braço do Norte, e São Camilo, de Imbituba.

“Para garantir a qualidade e segurança dos pacientes que necessitam do serviço, informamos que, na falta de leito, as mulheres que chegarem em nossa porta de entrada e que precisarem de internação para tratamento clínico ou com indicação de interrupção da gestação com prematuridade, serão direcionadas para regulação de leitos da SISREG, sendo transferidas para outros hospitais do estado”, diz a nota.

O HNSC pede para ainda que os pacientes procurem o hospital somente em casos de urgência, “de fatores que interferem de forma negativa na gravidez e não podem ser atendidos em unidades de saúde, policlínica ou hospital de sua cidade”.