Estudante cria furadeira múltipla para fabricação de gaiolas de passarinhos
Foto: Reprodução UNITV

A estudante do curso de Automação Industrial, Geruza de Freitas, de 40 anos, criou uma furadeira múltipla para facilitar e aumentar a produtividade e diminuir a mão de obra na fabricação das gaiolas de passarinhos. Moradora de Pedras Grandes, ela é aluna da Escola Móvel do SENAI no município.

Geruza e o marido possuem uma fábrica de gaiolas e desenvolveram a furadeira juntos. Ela explica que para a fabricação das gaiolas é necessário fazer muitos furos, sendo que os mesmos eram feitos um a um com furadeira simples, já que possui apenas um mandril. Já, a ferramenta desenvolvida por ela tem 25 mandris.

“Por exemplo, em uma remessa de 100 gaiolas, em que vai 1.600 pecinhas, nós fazíamos 1.600 vezes, vários furos, nessa pecinha. Hoje, com a máquina, nós vamos fazer os furos todos de uma vez só”, conta Geruza.

Segundo a aluna, a ideia inicial era fazer o equipamento manual, com acionamento de alavancas que levariam as peças a serem furadas. Mas com a vinda da Escola Móvel do SENAI para Pedras Grandes, onde ela virou aluna, o casal conseguiu automatizar a furadeira. Eles receberam o suporto dos professores para aperfeiçoar a ideia.

“Lá dentro eu tive toda a base de programação, que eu fiz a máquina com CLP, e toda a base de montagem na parte pneumática e elétrica eu aprendi lá [na Escola Móvel]. E consegui trazer pra cá, juntamente com o meu esposo, a gente montou e ela está funcionando”, diz.

A furadeira múltipla ainda não está totalmente concluída, faltando alguns detalhes como ajustes mecânicos e sacador de peças. A expectativa é que leve mais um mês para que a ferramenta fique pronta.

Nesta sexta-feira (9) ocorre a formatura das duas turmas da Escola Móvel do SENAI de Pedras Grandes. Geruza é uma das formandas e conclui o curso com grandes aprendizados para aplicar em sua empresa.