Uma operação que mobilizou diversas entidades e órgãos na manhã desta sexta-feira (14) realizou a retirada da locomotiva a vapor histórica, fabricada possivelmente no início do século XX, que estava exposta na Praça England, na Avenida Nilton Augusto Sachetti, em Capivari de Baixo, em frente ao lago da Diamante Geração de Energia.
A locomotiva foi içada por um caminhão munk e transportada em um caminhão-prancha até a oficina da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), em Tubarão, onde passará por um novo processo de restauração. Após o trabalho, a máquina retornará a Capivari de Baixo, mas será instalada em um novo ponto de exposição: a Praça da Bandeira, no centro da cidade.
Para a remoção e transporte, houve o envolvimento da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Guarda Municipal, Polícia Militar, e das empresas Fam Guindastes, FTC e Diamante Geração de Energia.
Sobre a locomotiva
De acordo com a museóloga Silvana Silva de Souza, do Museu Ferroviário de Tubarão, a locomotiva número 1871 é uma máquina manobreira de pequeno porte, fabricada pela empresa inglesa Manning Wardle Company. Essa é a mesma fabricante de outras duas locomotivas a vapor preservadas na região: uma manobreira de 1916 (classe 0-6-0 ST, nº 2), localizada no Museu Ferroviário de Tubarão, e outra também de 1916 (classe 0-6-0 ST, nº 3), instalada no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo. As duas fazem parte do acervo oficial do Museu Ferroviário.
A museóloga esclarece que o número 1871 não corresponde ao ano de fabricação, como muitos acreditam. Conforme suas pesquisas, as máquinas inglesas trazidas ao Brasil pela empresa teriam sido produzidas entre 1912 e 1916. Assim, o número estampado na locomotiva provavelmente se refere apenas ao número de patrimônio da peça.
A locomotiva pertence à Prefeitura de Capivari de Baixo. Antes de ir para a Praça England, ela estava no pátio da Secretaria de Infraestrutura, exposta ao tempo. Em 2018, a FTC realizou o primeiro restauro, após o qual a máquina recebeu um abrigo coberto e cercado — local onde permaneceu até sua retirada nesta manhã.
Agora, com o novo processo de restauração novamente patrocinado pela FTC, a locomotiva ganhará um espaço mais central e acessível. A previsão é de que ela esteja instalada na Praça da Bandeira dentro de aproximadamente 25 dias.






