Movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina cresce acima da média nacional
Foto: Divulgação

A movimentação de cargas nos portos do estado de Santa Catarina cresceu 5,56% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, alcançando a marca de 16 milhões de toneladas. Enquanto isso, a média nacional teve queda de 1,92%, somando 55 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e reunidos pela Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).

O desempenho de SC representa quase 30% de toda a carga movimentada no país. O governador Jorginho Mello atribui esse resultado à qualidade da estrutura portuária catarinense, destacando tanto os terminais privados quanto os públicos administrados pelo Estado. “É porque aqui temos os melhores portos privados do Brasil. E temos também os melhores portos públicos, não por acaso são exatamente os dois que são administrados pelo Governo do Estado”, afirmou o governador.

Um dos destaques é a movimentação de contêineres. Só nesse setor, Santa Catarina teve um crescimento de 20,02% no primeiro trimestre, movimentando 7,7 milhões de toneladas, o dobro da média nacional, que foi de 9,45%. Em número de unidades TEUs, foram 718,4 mil movimentadas pelos portos catarinenses, crescimento de 22,28%, frente aos 12,4% registrados nacionalmente. Dois portos do estado figuram entre os cinco mais movimentados do país.

Mesmo com obras em andamento, como as que ocorrem em Navegantes, os portos do estado vêm conseguindo manter a eficiência e atender à demanda. O secretário da SPAF, Beto Martins, destacou o esforço conjunto das equipes e da estrutura logística. “Esse desempenho dos portos catarinenses, especialmente no setor de contêineres, é muito significativo, pois atravessamos um momento de obras em Navegantes e, portanto, restrições em nossa capacidade. Mas com muito trabalho e eficiência logística os portos estão conseguindo atender as demandas e manter a produtividade”, afirmou.

Nos números totais por porto, o destaque em movimentação de toneladas é para o Porto de São Francisco do Sul, que alcançou 4,2 milhões de toneladas, seguido pelo Porto Itapoá com 4 milhões. O Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul movimentou 2,54 milhões, o Portonave 2,53 milhões, o Porto de Imbituba 1,7 milhões e o Porto de Itajaí, 858 mil toneladas.

Já na movimentação de contêineres (TEUs), o Porto Itapoá lidera com 366,6 mil, seguido pelo Portonave com 263,6 mil. O Porto de Itajaí registrou 58,5 mil e Imbituba, 29,5 mil TEUs. Esses dados confirmam a importância de Santa Catarina no cenário logístico nacional, reforçando sua vocação para o comércio exterior e a competitividade dos seus terminais.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.