O Museu Histórico Anita Garibaldi, local que já foi cenário de muitos acontecimentos marcantes em Laguna, está prestes a um recomeço de muita arte e cultura. Fechado desde 2018 devido ao surgimento de diversas patologias e principalmente para segurança do acervo, o museu recebeu uma recomendação do Ministério Público de que só poderá ser reaberto depois de algumas mudanças.
Segundo a prefeitura, a reabertura do espaço vem sendo discutida desde o início de 2021 e em breve vai sair do papel. Idealizado pela Fundação Lagunense de Cultura, o projeto consiste em uma restauração total, indo do térreo até o andar superior, colocação de LED e móveis planejados adequados para conservação dos itens históricos que estão expostos, já que com o tempo, os atuais se deterioraram.
Ainda de acordo com o executivo, visando o bem estar turístico da cidade, surgiu a ideia de abrir por partes o andar superior do Museu, onde serão feitos reparos mais urgentes para uma provisória abertura especial. A prefeitura afirma ainda que também será dado a oportunidade para artistas lagunenses exporem suas obras, para que moradores e visitantes apreciem o local.
Para que toda a restauração seja feita, incluindo a nova mobília, a prefeitura aguarda ter recursos suficientes.