Novembro deve começar com frio intenso e neve em Santa Catarina
Foto: Divulgação

O mês de novembro deve começar com frio intenso e possibilidade de neve em Santa Catarina. A informação foi passada pela Epagri/Ciram nesta segunda-feira (24). Outubro deve se despedir com chuva e temporais localizados com granizo.

O fenômeno acontece devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do país, associada a um ciclone extratropical.  Na sequência, uma massa de ar frio de origem polar, intensa para a época do ano, avança pelo estado.

De acordo com a Epagri/Ciram, essa é uma condição atípica e não há registro histórico de neve na região Serrana nessa época.

Frio histórico

Nos dias 2 e 3 de novembro, o ar mais frio e seco deixa o tempo estável em Santa Catarina, com temperatura próxima de 0°C e negativa, favorecendo a formação de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto.

Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura em meses de novembro, é de -1,5ºC, feito em 5 de novembro de 1992.

Considerando toda a série histórica, desde 1983, são 18 dias com registro de temperaturas abaixo de 3°C no município no mês de novembro.