Uma intensa massa de ar frio de origem polar chega a Santa Catarina esta semana e derruba as temperaturas pelos próximos dias. A condição deve se manter por vários dias, inclusive durante nas tardes, o que caracteriza uma onda de frio.
As temperaturas mais baixas começam a ser sentidas a partir da noite desta segunda-feira (16). Entre as noites e madrugadas, as temperaturas mínimas ficam próximas ou abaixo de 0°C no Planalto Sul, Planalto Norte e Meio Oeste. Em parte do Litoral Sul, que incluía a região da Amurel, os termômetros devem marcar em torno de 5°C.
Na terça (17) e quarta (18), esta condição combinada aos ventos ocasiona uma sensação térmica de frio ainda mais intenso.
A Defesa Civil estadual alerta que, pela intensidade e persistência do frio, o risco é alto para ocorrência associadas ao frio intenso nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo no mapa.
Chance de neve e geada
Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram há chance de neve em Santa Catarina nesta semana. O fenômeno deve ocorrer na Serra catarinense entre terça e quarta. No entanto, é preciso que a combinação de frio e umidade se confirmem.
Segundo Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram, essa combinação é fundamental para a ocorrência de neve. “Frio não vai faltar”, destaca.
Já a umidade estará associada a um ciclone extratropical posicionado próximo à costa do Rio Grande do Sul. De acordo com Gilsânia, será preciso confirmar se realmente esse ciclone vai se posicionar de acordo com a previsões. “Caso ele fique um pouco mais afastado, vai faltar umidade, que é um dos ingredientes principais para a ocorrência da neve”, esclarece.
Há ainda a condição de geada ampla em Santa Catarina. Se a neve acontecer, a geada chega em 19 de maio.
Mar agitado e ventos fortes
A Defesa Civil estadual alerta ainda para a condição de mar muito agitado com risco de ressaca no litoral catarinense a partir desta quarta-feira. A situação é provocada pelo deslocamento de um ciclone extratropical entre o litoral do RS e SC. No Litoral Sul, as ondas são de direção sudeste/leste com altura entre 3 e 4 metros e picos de 4,5 metros.
O ciclone extratropical também provocará ventos intensos e persistentes, com rajadas de moderadas a forte até quinta-feira (19), especialmente entre o Litoral e Meio Oeste. Entre a noite de terça e a madrugada de quarta, os ventos podem atingir 90 km/h no Litoral Sul.