Depois de oito meses de trabalhos, as obras de desassoreamento e enrocamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna, estão concluídas e serão inauguradas neste sábado (24). O serviço realizado no local representa o fim de uma espera de décadas para mais de 1,5 mil famílias que vivem da pesca no entorno da lagoa.
O resultado já pode ser sentido pelos pescadores, que viram os peixes voltarem. Após muito tempo sofrendo com a falta deles, os pescadores da região, enfim, estão mais aliviados.
“Logicamente já começou a aparecer peixe na lagoa. Esse é o canal onde o peixe entra e sai. Então, o povo pesqueiro aqui está bem contente com essa obra. Para nós foi muito essencial porque somos dependentes dos molhes da barra do camacho”, comemora o pescador Cristiano Oliveira.
As obras saíram do papel após um longo período de espera, protestos dos moradores da região, demora na conclusão da licitação e alguns entraves. Por meio de um convênio com a prefeitura de Jaguaruna, o governo do Estado repassou R$ 10 milhões para a execução dos trabalhos.
O projeto foi dividido em dois lotes. Um foi o desassoreamento do canal da barra e o outro foi o enrocamento, que consiste na colocação de pedras para a proteção e preservação do canal.
Para o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva (PSC), a obra possui um significado histórico para o município.
“Para nós é gratificante tirar essa obra do papel. Sem dúvida alguma ela vai estar beneficiando mais de mil pescadores da região, dos municípios de Jaguaruna e Laguna. Ela vai servir para que os pescadores tenham dias melhores, para que o pescado consiga entrar até a lagoa. Vai servir também para o escoamento das fortes chuvas. Então é uma obra que vai trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas”, afirma.
Agora, a prefeitura de Jaguaruna pretende usar o valor que sobrou do convênio para investir em melhorias na estrutura e estimular o turismo no local.
“[Queremos] transformar isso aqui em um cartão postal. Trazer as pessoas para visitar esse local e automaticamente fomentar o turismo do nosso município. A gente está em tratativas com o governo do Estado. Há uma sobra do recurso do convênio em torno de R$ 2 milhões. A gente vai tentar fazer um jateamento de concreto, uma passarela por cima dos molhes, finalizar em torno de 100 metros de molhes. Transformar isso aqui em uma área de lazer”, projeta Laerte.
Ato de inauguração
O ato de inauguração das obras será neste sábado, às 10h, no Canal da Barra, na SC-100, em Jaguaruna. A cerimônia contará com a presença de lideranças da região e do governador em exercício Moacir Sopelsa (MDB).