O local da chegada dos pioneiros que colonizaram a região foi o cenário da festa que celebrou os 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877.
De 25 de abril a 1º de maio, o distrito de Azambuja, em Pedras Grandes, recebeu visitantes para uma programação que contou com sessões do poder legislativo estadual e municipal, missas, seminários, gastronomia e muitas atrações musicais.
A programação teve início na segunda-feira (25), com a celebração de uma missa solene em comemoração aos 100 anos de construção da Igreja de São Marcos, em Azambuja, seguida de uma sessão solene da Câmara de Vereadores.
Na terça e quarta-feira, foi realizado workshop de ilustração, apresentando um percurso na História da Imigração Italiana em Azambuja, para crianças das escolas do município, ministrada pela designer, ilustradora e quadrinhista Cidiane Guisso, autora da primeira história em quadrinhos regional vêneta brasileira.
Na quinta-feira (28), a agenda começou com uma homenagem aos pioneiros no cemitério de Azambuja, com a colocação de uma corbélia de flores pela memória dos imigrantes. Neste mesmo dia foi aberto à visitação o Museu Estação Pedras Grandes, inauguração do Cine Adelfinho e estreia do documentário Azambuja 1877 produzido pela UNITV.
Na sexta-feira (29), aconteceu em Azambuja o seminário sobre agroturismo: um novo conceito de negócios e o seminário Internacional sobre Imigração Italiana. Em seguida foi realizada uma sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina destinada a comemorar os 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877. Encerrou o dia um show no pavilhão de eventos, com bandas para a juventude.
No sábado (30), às 8h foi inaugurada a Festa da Colônia Azambuja 1877, com abertura da Feira de Turismo da Rota da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina, programas de rádio e televisão, apresentações de música italiana e o Tombo da Polenta, a cargo do grupo Amicci della Polenta.
À tarde continuaram os shows com artistas da região e às 20h subiu ao palco o tenor Rinaldo Viana, que começou a carreira vencendo o programa de calouros apresentado por Raul Gil.
No domingo (1º), a programação começou às 10 horas, com a santa missa em italiano na Igreja São Marcos de Azambuja. Logo a seguir, foi realizado o desfile das famílias, representando a chegada dos imigrantes italianos.
O almoço comunitário foi servido no salão da igreja. À tarde, diversos grupos musicais da região se apresentam no palco principal da festa e às 18 começou o show nacional de encerramento, com Mister Paco, ex-vocalista da banda Os Incríveis, e apresentação da formação inicial da Banda Matusa.
