Há 145 anos, os primeiros imigrantes italianos chegavam à Colônia Azambuja
Foto: Reprodução UNITV

Nesta quinta-feira, 28 de abril, comemora-se o dia da chegada dos primeiros imigrantes italianos à Colônia Azambuja. Ha exatamente 145 anos, no ano de 1877, iniciava a colonização do Sul de Santa Catarina, com a fundação da Colônia Imperial de Azambuja, localizada no atual município de Pedras Grandes.

A data está sendo celebrada ao longo desta semana com uma extensa programação em Pedras Grandes. Na manhã desta quinta (28), foi realizada uma homenagem aos pioneiros, com a colocação de uma corbélia de flores no antigo cemitério do imigrante.

A cerimônia contou com a presença de autoridades do município, além de parentes das pessoas que estavam enterradas no local. Uma pequena cerimônia religiosa foi realizada antes do ato.

Para quem esteve presente, a homenagem traz uma sensação de alegria pela lembrança, mas carregada de saudade.

“Essa homenagem é significativa, é muito importante para valorizar toda a história desses imigrantes que chegaram aqui. Não tinham nada, não encontraram nada e foram batalhadores, guerreiros, desbravaram essa região. Os pioneiros são guerreiros”, ressalta a moradora Maura Filippi.

“[Estamos] demonstrando todo o respeito que nós, da Colônia Azambuja, temos por essa história vitoriosa do imigrante italiano a partir de 1877. Azambuja que foi protagonista desse processo de colonização de todas a região Sul de Santa Catarina”, pontua o prefeito Agnaldo Filippi (PP).

Estreia de documentário

Ainda durante a programação desta quinta, às 18h, será aberto o novo percurso do Museu Estação, no centro da cidade. Na sequência será inaugurado o cinema do museu.

Nesta ocasião, será exibido o documentário Azambuja 1877, síntese de uma série de episódios que a UNITV vem apresentando desde março. Produzido pelo jornalista Pedro Garcia, com imagens de Gabriel Machado e Rafael de Jesus. O documentário também será exibido às 20h na UNITV.

Entrevista

Nesta quinta, o prefeito de Pedras grandes, Agnaldo Filippi, participou do programa Primeira Hora. Durante a entrevista, ele falou sobre o trabalho de resgate histórico da chega dos imigrantes italianos na região e a festa que o munícipio está realizando para celebrar a data.

Confira a entrevista na íntegra abaixo.