Começou nesta semana a construção de uma réplica da Torre de Pisa em Pedras Grandes. A estrutura terá nove andares e uma altura de 30 metros. No local vai funcionar um centro educacional e cultural voltado a valorização da colonização italiana. O projeto é inspirado no famoso monumento italiano.
A construção será feita em uma praça no distrito de Azambuja, considerado o berço da imigração italiana em Santa Catarina. Atualmente, há um pequeno monumento no local que remete à torre italiana.
Os trabalhos serão executados pela Construtora BS, de Criciúma, vencedora do processo licitatório. A obra vai custar R$ 4,1 milhões. Os recursos são do Governo do Estado. A ordem de serviço foi assinada na quarta-feira (22) e a empresa já iniciou a limpeza da área onde a construção será feita. A previsão é que a obra seja concluída no início do próximo ano.
A projeto prevê a construção da torre no prumo correto. Depois de concluído, o prédio vai ser inclinado. Para isso, as lajes, chão e o elevador serão feitos fora de nível, para que, após a inclinação, eles fiquem na posição certa.
Depois de erguida e inclinada, a torre abrigará uma escola de língua italiana e um museu interativo digital sobre a colonização italiana no Sul de Santa Catarina. O objetivo é que o local também fomente o turismo no município.