Presidente da Câmara de Vereadores assume cargo de prefeito interino de Tubarão na terça
Foto: Câmara de Vereadores de Tubarão

O presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Nilton de Campos (PSD), vai assumir o cargo de prefeito interino nesta terça-feira (19), até o próximo dia 25. O prefeito de Tubarão Joares Ponticelli (PP) vai entrar em licença para tratar de assuntos particulares, e o vice-prefeito Caio Tokarski (PL) se licencia para um tratamento de saúde.

O evento de transmissão do cargo para Nilton acontece na terça-feira, às 11h, na Sala de Atos da prefeitura.

Depois do vice-prefeito, o presidente da Câmara é o primeiro da linha sucessória para assumir o cargo de prefeito, conforme a Lei Orgânica do município. O último presidente do Legislativo a assumir interinamente a prefeitura foi Jairo Cascaes, em agosto de 2019.

“Como vou me ausentar alguns dias e o vice-prefeito Caio dará continuidade ao tratamento de saúde, então estamos repassando o cargo ao presidente de Nilton de Campos também como forma de homenagear o nosso Legislativo. Em 2013, quando fui presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, também pude assumir o Governo do Estado por 10 dias em um gesto de gratidão e de reconhecimento por parte do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Moreira. Temos certeza que o município estará em boas mãos nesse período”, disse o prefeito.

Homenagens com nome de rua

Antes da transmissão de cargo, Joares Ponticelli vai sancionar três leis de autoria de Nilton de Campos e que homenageiam com nomes de ruas três personagens que se destacaram na comunidade tubaronense: Jornalista Enio Batista, Dr. Enéas Paulo Allet Rocha e Colunista Berto Florencio Koch.

As ruas são do bairro planejado Três Caminhos, que está sendo implantado pela Weber Empreendimentos, de Braço do Norte. O empreendimento terá também uma creche modelo que será doada pela empresa ao município e a Praça da Imprensa.

Conheça os homenageados:

Jornalista Enio Batista: Eniomésio Batista da Silva Nazário nasceu em Gravatal, mas consolidou a carreira de radialista em Tubarão. Jornalista formado na Unisul em 1993, também atuou como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Tubarão e na comunicação de diversas campanhas eleitorais. Enio ainda participou intensamente da política partidária, principalmente no PSDB, partido pelo qual chegou a ser pré-candidato a vereador. Em 2011, aos 43 anos, faleceu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dr. Enéas Paulo Allet: médico formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná em 1966, Enéas Paulo Allet Rocha nasceu na cidade de Caçador, no meio-oeste, e começou a trabalhar como radiologista em Curitiba no ano de 1967. No ano seguinte foi convidado para atuar no Hospital Nossa Senhora da Conceição, sendo então o terceiro profissional da área a atuar em Tubarão. Faleceu em 1995, aos 57 anos, em um acidente de trânsito na SC-370.

Colunista Berto Florencio Koch: um dos principais colunistas sociais de Santa Catarina, Berto Koch nasceu em Imaruí e também foi artista plástico, decorador e funcionário público. Nos anos 70 residiu no Rio de Janeiro, onde fez curso de decoração e conviveu de maneira muito próxima com diversas personalidades da alta sociedade carioca e profissionais dos meios artístico e cultural. Nos anos 80, já de volta a Tubarão, passou a atuar em rádios e jornais e também promover eventos sociais que se tornaram tradicionais em todo o Estado. Berto Koch faleceu em junho de 2020, aos 79 anos.