O Governo de Santa Catarina iniciou nesta sexta-feira (1º) os trabalhos de construção do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. A ação marca o início do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher.
Com o objetivo de estruturar diretrizes que promovam a equidade de gênero, a autonomia econômica feminina e o combate à violência, o Estado deu início à formulação de um plano estratégico voltado às mulheres catarinenses. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a vice-governadora Marilisa Boehm, contará com a atuação de seis especialistas contratadas via edital da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Nova fase na política para mulheres em SC
A vice-governadora Marilisa Boehm destacou que o plano inaugura uma nova realidade para as mulheres que vivem em Santa Catarina. “Com o Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres estamos iniciando uma nova era. É uma nova realidade na qual as ações governamentais serão estruturadas levando em conta a realidade de cada região”, afirmou.
A secretária Adeliana Dal Pont também frisou a importância do projeto. “Estamos iniciando o mês com um trabalho concreto, estruturado e voltado à melhoria de vida das mulheres catarinenses. É um passo importante na construção de políticas de Estado para nortear todas as ações do Governo”, disse.
Diagnóstico técnico e investimento
O investimento no projeto será de R$ 1.008.000,00, com previsão de finalização do documento em 2026. As profissionais, todas com títulos de mestrado ou doutorado, atuarão em pesquisa, diagnóstico e apoio técnico.
Entre os dados analisados estão demografia feminina por município, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, escolaridade, renda, empregabilidade, jornada e condições de trabalho. Essas informações vão embasar ações mais eficazes e adaptadas à realidade de cada região catarinense.
Programação do Agosto Lilás
Além do lançamento do plano, o Agosto Lilás contará com uma série de ações em todo o estado, como:
- Caravana com o Ônibus Lilás
- Palestras de conscientização
- Lançamento de edital para vagas de acolhimento
- Campanhas educativas
- Ações integradas com os municípios
As iniciativas têm como objetivo mobilizar a sociedade catarinense para o enfrentamento à violência contra a mulher e a promoção de seus direitos.






