São Ludgero decreta luto de três dias pela morte de Dom Vito Schlickmann
Divulgação: Prefeitura de São Ludgero

O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, e o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Victor Warmling Paegle, decretaram luto oficial por três dias, pela morte de Dom Vito Schlickmann. Aos 94 anos, o bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Florianópolis, faleceu nesta terça-feira (14).

O decreto tem como base a contribuição ao longo do seu sacerdócio, para com a evangelização da comunidade católica de São Ludgero, Santa Catarina e o Brasil.

Nascido em 28 de dezembro de 1928, em São Ludgero, ele foi ordenado presbítero em 28 de novembro de 1954. Foi ordenado bispo em 25 de março de 1995, exercendo a missão de bispo auxiliar de Florianópolis até sua renúncia, em 03 de março de 2004. 

Após ter o pedido de renúncia aceito, continuou atuante na ação pastoral e evangelizadora da arquidiocese de Florianópolis, colaborando nas celebrações da crisma e de festas nas paróquias.

Dom Vito Schlickmann além das atuações diversas ao longo da sua trajetória como presbítero, também foi presidente do Tribunal Eclesiástico Regional de Santa Catarina, de 1992 a 2002; Vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico, nos anos de 2003 e 2004; além de professor de Direito Canônico no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc). 

O velório de Dom Vito Schlickmann teve início às 12 horas de hoje, na igreja paroquial de Santa Cruz, em Barreiros, onde foi o primeiro pároco. Ainda nesta quarta-feira (15) o corpo será trasladado para Antônio Carlos, onde acontecerá a missa de exéquias e o sepultamento, às 9 horas, na igreja matriz.