O programa Trato por Laguna já vistoriou 3.416 imóveis nos bairros Mar Grosso, Magalhães, Navegantes, Vila Vitória e Portinho. O objetivo da ação, iniciada em janeiro, é identificar se as ligações sanitárias estão corretas, orientando e conscientizando a população sobre a importância da destinação adequada do esgoto.
O trabalho de campo começa com a entrega, de casa em casa, do comunicado oficial. Esse documento apresenta o programa e traz orientações sobre como agendar a vistoria.
“É muito importante atingirmos todos os imóveis dos bairros atendidos pela rede de coleta, para melhorar efetivamente o saneamento básico de Laguna”, explica o engenheiro Rodrigo Miranda, da JPR Ambiental, empresa executora do programa.
Após receber o comunicado para o agendamento, o morador deve entrar em contato com o Trato por Laguna, por meio das redes sociais, do site institucional ou do WhatsApp 99611-7706, para marcar o melhor dia e horário para receber a equipe.
Durante as vistorias são verificados todos os pontos que geram esgoto em um imóvel, como banheiro, cozinhas e áreas de serviço. Os técnicos também avaliam pontos de coleta das águas pluviais, como ralos, calhas (externas e embutidas) e outras caixas e tubulações de drenagem do terreno e piscinas, que não podem estar conectados à rede pública de esgotamento.
Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo para regularização – que será comprovada e registrada em nova inspeção.