Tubarão avança em ampliação do sistema de esgoto: obra da 2ª etapa da ETE vai dobrar a capacidade de atendimento
Foto: Divulgação/Tubarão Saneamento

A ampliação da 2ª etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Tubarão está em andamento, com previsão de conclusão para maio de 2025. O projeto, que visa dobrar a capacidade de tratamento de esgoto do município, já conta com a Licença Ambiental de Instalação nº 3656/2024, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em setembro.

Atualmente, 48% da população urbana de Tubarão recebe o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Com a conclusão da ampliação, a cobertura chegará a 73%, e o objetivo é atingir 90% até 2033, conforme o contrato de concessão com a Tubarão Saneamento, concessionária responsável pelos serviços.

A nova etapa traz inovações tecnológicas, como o Biorreator Combinado (BRC), desenvolvido pelo Grupo Tigre de Água e Efluentes, que promete um tratamento mais eficiente e de maior qualidade. “A nova tecnologia, com o BRC e um decantador, irá aprimorar ainda mais o tratamento do esgoto, garantindo um efluente de melhor qualidade”, explica Leonardo Schmitz de Figueiredo, coordenador de Investimentos da Tubarão Saneamento.

O investimento de R$ 19 milhões permitirá o tratamento de 150 litros de esgoto por segundo, evitando que 13 milhões de litros de esgoto bruto sejam despejados nos rios da cidade diariamente. “Esse avanço é fundamental para o desenvolvimento de Tubarão e para a preservação ambiental, além de contribuir para a balneabilidade das praias da região”, destaca Paulo Eduardo Canalles, diretor da concessionária.

Com a ampliação, bairros como Campestre, Fábio Silva, Monte Castelo, Oficinas, Praia Redonda e Santa Luzia serão atendidos em breve.

Tubarão tem se destacado na evolução do saneamento básico, com mais de 54 mil pessoas beneficiadas até 2024. O município já investiu mais de R$ 160 milhões em obras de infraestrutura, como a construção de ETEs, estações elevatórias e expansão de redes de esgoto.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.